Como criar sua loja no Instagram e impulsionar as suas vendas

Antes as redes sociais ficavam em segundo plano nas estratégias de marketing. Hoje, no entanto, são elas que determinam as campanhas.

Com o comportamento dos consumidores mudando e uma busca incansável por otimizar o tempo do dia a dia e agilizar tarefas, marcas estão utilizando as redes sociais para divulgar seus produtos.

Uma delas, no entanto, vem se destacando e se mostrando uma verdadeira oportunidade para vender online: o Instagram.

Quer saber como criar sua loja no Instagram e impulsionar as suas vendas? Confira agora as dicas do Crescer com Elian!

 

1 Crie uma conta e conteúdo de qualidade

O Instagram é, atualmente, uma poderosa ferramenta para promover sua loja e vender mais.

Para vender pelo Instagram, a primeira coisa que você deve fazer é criar uma conta comercial no Instagram e começar a divulgar conteúdo sobre os produtos que você vende.

Para quem está começando a vender agora pela Internet, é importante ressaltar que você precisa de um estoque separado da sua loja física para a sua loja virtual.

O próximo passo é pensar nas fotos dos produtos que você está vendendo. Pense que, como o cliente está vendo tudo pela tela de um smartphone ou computador, é preciso que as fotos sejam de boa qualidade, que mostrem detalhes e, se possível, que estejam vestidas em pessoas reais – e não manequins.

©Kate Torline

Claro que em lojas de roupas infantis é possível postar fotos em cenários ou em bancadas, mas a foto precisa sempre estar com boa qualidade, sem exceção.

Aos clientes que mandarem mensagem interessados, envie mais fotos sobre a peça em questão. Lembre que quanto mais detalhes os clientes tiverem sobre os produtos, mais fácil será para realizarem uma compra.

 

2 Defina como será feita a venda

Com um conteúdo desenvolvido com qualidade, é hora de definir como será realizada a venda de produtos na sua loja virtual pelo Instagram. Uma das opções é utilizar a ferramenta de compras dentro do Instagram, em que o cliente pode finalizar uma compra sem precisar entrar em contato para realizar o pagamento, por exemplo. Basta clicar no link do produto desejado na foto e ser direcionado diretamente para finalização da compra.

 

Confira o que é preciso para ativar a função compras dentro do Instagram:

  • Ter uma conta comercial no Instagram;
  • Possuir uma página da sua loja no Facebook (FanPage);
  • Ativar a função “loja” nas configurações da Fanpage;
  • Criar a sua loja dentro do Facebook com os produtos, descrições e preços;

 

Após esses passos, é preciso aguardar a aprovação da sua loja no Facebook e, só depois disso, começar a marcar o link dos produtos nas fotos do Instagram. Lojas que vendem produtos físicos – como loja de roupas – possuem muito mais chances de terem sua loja aprovadas em relação às lojas de produtos digitais.

 

Atenção: para conseguir criar a sua loja no Facebook e, consequentemente no Instagram, é preciso que a sua loja tenha uma plataforma de loja online para o cliente conseguir finalizar a compra.

Caso você não queira abrir uma loja virtual no momento, você pode optar por vender pelo Instagram Direct (mensagens diretas da rede social), por um atendimento direcionado ao WhatsApp ou até mesmo utilizar aplicativos como o Bagy, que puxa as fotos do seu Instagram para o App e, a partir delas, você cadastra seus produtos para vender online.

3 Atenda seus clientes com agilidade

O atendimento é um dos principais critérios de fidelização de um cliente. Pense que diariamente seus clientes estão sendo bombardeados com promoções e produtos pelo Instagram, então se ele se interessa pelo seu produto e quer comprá-lo, é fundamental que o atendimento seja feito o mais rápido possível para não perder o timing da venda.

Defina um horário de atendimento e divulgue aos seus clientes. Responda todos os comentários e também as dúvidas por mensagens diretas. Seja cordial, receptivo e procure deixar o cliente totalmente satisfeito.

O atendimento no Instagram deve ser tão personalizado quanto o atendimento na sua loja física.

 

4 Abuse dos Stories para vender mais

O Instagram Stories é, hoje, a ferramenta mais utilizada do Instagram. Lá a sua loja tem muito mais visibilidade e as chances de vender produtos são muito maiores.

Utilize os Stories para se aproximar do seu público. Faça vídeos com seus vendedores falando com os clientes, mostre produtos com detalhes, faça promoções exclusivas, enquetes para saber a opinião dos seus clientes e ações com influencers que façam sentido para o seu público.

©Hans Vivek

Quando mais você interagir com seus clientes pelos Stories, mais fácil será promover a sua loja pelo Instagram e, posteriormente, aumentar as suas vendas.

 

Confira outras dicas infalíveis para vender pelo Instagram!

 

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Escrito por Camila Felício

Formada em Publicidade e Propaganda com MBA em Marketing Digital. Atua com gestão de marcas, planejamento, branding e ações para o varejo de moda há 10 anos. É apaixonada por construção de marcas e entusiasta de trade marketing com cursos na área de varejo e gestão de projetos ágeis.

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