O Fluxo de Caixa é o movimento de entrada e saída de recursos financeiros da sua loja, onde a entrada de recursos consiste nas vendas do seu negócio, enquanto que a saída representa as despesas, tanto fixas, quanto variáveis.

Na prática, quando a entrada de recursos é maior que a saída, isso significa que sua loja está lucrando. Já quando a saída de recursos é maior que a entrada, é preciso de um pouco mais de atenção, pois seu negócio pode estar passando por problemas financeiros.

Manter as contas em dia é muito importante para a saúde financeira da sua loja infantil e, por isso, o fluxo de caixa é essencial. Ele deve ser diário, semanal, mensal ou anual, sendo uma das mais importantes ferramentas de gestão financeira para conseguir controlar os gastos e ter uma estimativa dos lucros. Através dele também é possível fazer projeções de retorno de investimentos e também planejar novos investimentos para a sua loja.

Muito mais que um controle, o fluxo de caixa deve ser utilizado como um instrumento na tomada de decisões.

Como montar um fluxo de caixa eficiente

Assim como decorar a vitrine, planejar o estoque e cuidar da gestão da sua loja, o fluxo de caixa também é essencial, porém, é ainda mais essencial que você o leve a sério. Ele precisa ser atualizado com frequência e deve conter todos as entradas e saídas, sem exceção.

©Carlos Muza

O primeiro passo é definir os lucros e também as despesas da sua loja, nas despesas, é possível que você determine quais são fixas e quais são variáveis.

Além disso, é preciso colocar na ponta do lápis todos os impostos que você paga por mês, que variam de acordo com o enquadramento tributário da sua empresa

Confira os principais itens  que devem ser incluídos na sua planilha de Fluxo de Caixa:

 

  • Receita Bruta: soma das vendas obtidas durante determinado período, podendo ainda ser especificada como compras à vista e à prazo.
  • Receita Líquida: soma das vendas obtidas durante determinado período, levando em consideração descontos, como aqueles oferecidos aos clientes ou até mesmo a taxa do cartão de crédito.
  • Despesas Fixas: todas as despesas recorrentes, como aluguel, contas de luz e água, compra de insumos, internet, etc.
  • Despesas Variáveis: todas as despesas que surgirem  durante o período e que não estavam planejadas, como a diária de um eletricista caso algo queime na loja, por exemplo.
  • Impostos: a soma de todos os impostos pagos durante o período.
  • Salários e Encargos: a soma dos salários e despesas com todos os funcionários.

 

Não existe uma regra para montar o seu fluxo de caixa, você pode complementá-lo sempre que sentir necessidade ou que alguma despesa a mais surgir. Porém, é necessário uma padronização para que as informações contidas na planilha sejam entendidas por qualquer pessoa.

©Annie Spratt

Lembre-se de nunca misturar as contas empresariais com as contas pessoais, pois isso pode gerar uma verdadeira bola de neve. Delimite a sua retirada mensal e não tire mais nem um centavo do valor estipulado para fins pessoais.

A partir dessas informações, é possível criar uma planilha de fluxo de caixa simples, porém, muito eficiente.

Para um bom equilíbrio do seu fluxo de caixa comercial, identifique riscos e prepare-se para datas especiais com antecedência. Por exemplo, se você vende o dobro na época de Natal, é importante colocar no seu controle que, além de lucrar mais, você provavelmente terá mais despesas contratando funcionários temporários, investindo na decoração, montagem de kits especiais e muito mais.

Planeje as entradas e saídas com muita cautela e tenha lucros reais na sua loja infantil. Baixe agora mesmo nosso modelo de Planilha de Fluxo de Caixa semestral e coloque em prática todas as nossas dicas!

Avatar

Publicado por Grupo Elian

Há quase 03 décadas vestindo crianças, adolescentes e adultos com roupas de qualidade, estilo e muito conforto. O Grupo Elian é responsável pelas marcas Elian, Elian Beats, Colorittá e Marialicia, presente em todo o Brasil e também no exterior.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *