O que é Trade Marketing e a sua importância para o varejo de moda

Ferramenta integrante do marketing de varejo, o Trade Marketing opera como um dos principais fatores para a tomada de decisão de compra do consumidor. Por estar ligada diretamente aos canais de distribuição de produto e atuar onde o consumidor está, essa antiga estratégia é ideal para gerar maior visibilidade a sua marca.

Descubra como o Trade Marketing pode ajudá-lo a ganhar maior destaque no varejo e melhorar sua gestão de vendas.

 

Mas afinal, o que é Trade Marketing?

Amplamente utilizada, o Trade Marketing é uma ferramenta que visa a gestão de categorias de produtos pela exposição em seus canais de venda, de forma a facilitar a visualização destes itens pelos consumidores – funcionando também como uma estratégia de posicionamento no mercado.

©CoWomen

Segundo dados da Nielsen, 70% das decisões de compra de varejo são feitas de frente para a gôndola, isso significa que a maioria das pessoas só decidem o que vão comprar realmente – mesmo que já tenham uma ideia – quando estão dentro da loja. Boas ações de Trade Marketing acabam promovendo melhores experiências de consumo, apresentando melhor os produtos de forma que sejam facilmente encontrados na loja. Assim, o grande objetivo do Trade Marketing é conquistar o consumidor dentro do ponto de venda (PDV), no momento da decisão de compra.

 

 

Saiba por que você deve adotar o Trade Marketing na sua loja

Apesar do avanço digital dentro da área de Marketing, o Trade continua sendo de grande relevância para aqueles que desejam aumentar seu número de vendas

©Kaleidico

De acordo com a pesquisa divulgada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), de cada dez brasileiros, ao menos quatro acabam cedendo às compras por impulso, mesmo em momentos de crise financeira. Justamente por isso é que investir na disposição estratégica dos seus produtos poderá alavancar as suas vendas!

Para garantir que os seus produtos ganhem maior destaque, é necessário que o ponto de venda (PDV) esteja coerente com as demais estratégias de sua empresa, garantindo que o conjunto de ações de marketing adotadas despertem o desejo de compra em seu consumidor final. 

 

Trade Marketing como parceiro de vendas no Varejo de Moda

Ao adequar essa grande ferramenta ao varejo de moda, é importante ligá-la às principais tendências do mercado focando sempre nas necessidades do consumidor. É aqui que entram as estratégias de Visual Merchandising que possam informar sobre modelos, lançamentos e as melhores características dos seus produtos dentro de uma loja de roupas. A principal ideia aqui é oferecer um diferencial para o cliente na hora da compra. 

O importante é incorporar as características da sua loja no PDV e facilitar o processo de compra para o consumidor! Que tal trabalhar com displays que possam ser mudados de acordo com a coleção da estação? 

©Chuttersnap

Você pode mostrar ao seu público que existem roupas infantis que protegem as crianças dos raios solares enquanto elas se divertem no verão, ou ainda que você trabalha com diferentes numerações de roupas femininas com modelagens diferenciadas, abrangendo inclusive a moda plus size.

 

Acesse agora o nosso e-book com dicas exclusivas de Visual Merchandising para a sua loja!

 

Para que o seu ponto de vendas seja sempre um sucesso, faça questão de oferecer os melhores produtos. No Venda Mais, a loja virtual para varejistas de moda, você confere as tendências que são sucesso no Alto Verão, além de poder conhecer com exclusividade as novas coleções Outono/Inverno 2020 das marcas do Grupo Elian! 

Como nova integrante do time Elian, sou especialista em Trade Marketing e pretendo trazer sempre novidades sobre o assunto. Você tem alguma dúvida sobre essa ferramenta? Compartilhe nos comentários!

 

Julia Zamoner

Escrito por Julia Zamoner

Formada em Relações Públicas. Atua com Trade Marketing e Eventos há mais de 12 anos e é apaixonada por varejo e comportamento do Shopper. Atua no Grupo Elian auxiliando varejistas de moda a venderem mais com as marcas Elian, Colorittá, Marialícia e Maelle.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *