Como ter uma equipe de vendas forte a partir de um plano de carreira

Além de um bom salário, os candidatos a uma vaga de emprego buscam atualmente outros benefícios de longo prazo, como o plano de carreira. Para que a sua empresa continue colhendo bons resultados, oferecer um salário competitivo e dedicar-se à qualificação dos seus colaboradores serão ótimos aliados para reduzir a desmotivação e a alta rotatividade de sua equipe. 

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Por que investir no plano de carreira para os seus funcionários?

Ao oferecer um plano de carreira, seu colaborador se sentirá mais motivado ao perceber uma oportunidade de crescimento profissional. A partir do cumprimento de metas, ele saberá quais passos seguir para conquistar posições mais elevadas em sua empresa, gerando assim, melhores resultados. 

©Kylie Haulk

Com funcionários mais satisfeitos e engajados em suas funções, o fluxo de entrada e saída de contratados será reduzida, o que manterá sua equipe forte e eficiente. A maioria dos clientes tendem a não se sentirem atraídos por lojas com alta rotatividade de colaboradores. 

Atualmente, os profissionais buscam, mais do que nunca, sentirem-se valorizados em seu local de trabalho. Estruturar seu empreendimento para desenvolver as habilidades de venda da sua equipe é também uma boa maneira de aumentar a qualidade de seus profissionais, além de ser um meio de atrair talentos mais qualificados para as suas vagas.

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Mantenha os interesses da sua empresa alinhados com os dos colaboradores

A fim de garantir que os resultados sejam tão interessantes para o seu negócio quanto para os seus funcionários, é necessário encontrar um equilíbrio de interesses. Converse individualmente com os seus contratados para descobrir quais são seus objetivos e ambições profissionais e pessoais. 

Um bom jeito de iniciar essa conversa é alinhar com o colaborador quais funções e cargos ele deseja ocupar na sua empresa. Assim, você pode estudar quais competências estão ligadas a essas posições para analisar como elas podem ser trabalhadas para realizar um planejamento mais preciso.

 

Potencialize os pontos fortes 

Ao iniciar os planos de carreira, procure ter em mente quais são os pontos mais fortes de cada colaborador. Dessa maneira, você potencializará de forma mais simples e produtiva aquilo que já é bom em vez de desenvolver novas competências. Investir nesses pontos positivos também irá acelerar o crescimento individual e trará resultados para o seu empreendimento rapidamente. 

 

Estipule metas

Após levantar os pontos mais fortes de cada funcionário e entender seus objetivos profissionais e pessoais, é hora de criar um plano verdadeiro e aberto a alterações. Lembre-se que os propósitos só podem ser realizados a partir da definição de algumas metas, e que, como em todo planejamento de sucesso, elas são necessárias para garantir a evolução do seu colaborador dentro do plano de carreira.

©Jo Szczepanska

Para ter certeza de que elas serão cumpridas, estipule também seus prazos – eles são importantes para garantir que as grandes metas não se tornem simples objetivos. Ao desenhar um plano de ações junto com seu funcionário, defina um período de tempo para cada atividade. 

Um jeito simples de fazer isso é estruturar um cronograma de datas e funções para que você possa acompanhar. Como gestor, o seu papel é encorajar a equipe a atingir suas metas profissionais com base em sua capacitações e planejamentos.

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Não deixe de fazer avaliações periódicas e adequações

Manter o plano de carreira aberto a alterações é fundamental para que essa seja de fato uma ferramenta eficaz, afinal, é muito normal que os colaboradores mudem seus objetivos ao decorrer do tempo. Caso essas mudanças ocorram com certa constância, a sua postura como gestor deve ser firme e fiel aos objetivos da empresa – esteja preparado para conduzir feedbacks estruturados!

Fazer avaliações periódicas ajudam a manter o contratado motivado, pois assim ele saberá que está cumprindo corretamente suas atividades e que o plano estabelecido está sendo interessante do ponto de vista do seu negócio.

 

Promova capacitações constantes

Para que a sua equipe de vendas continue se sentindo motivada e com desempenhos cada vez melhores, promover treinamentos e atualizações constantes é um dos principais pontos dentro de um bom plano de carreira. 

Com intenção de que as capacitações sejam mais eficientes, use como base as avaliações de desempenho de cada integrante do time para determinar os pontos que podem ser melhorados para elaborar cursos ou oficinas que possas desenvolver essas habilidades, e assim, escolher temas de maior relevância para a equipe.

©Tran Mau Tri Tam

Que tal pensar um pouco mais além e oferecer também alguns treinamentos que fogem dos tradicionais cursos para desenvolver habilidades técnicas? Você também pode investir em cursos relacionados aos objetivos da empresa, bem como em oficinas de oratória, palestras de liderança, trabalho em equipe, entre outros. 

Definir um plano de carreira engajador é uma ferramenta poderosa para reduzir a rotatividade de colaboradores da sua empresa, mas principalmente, para deixar seus funcionários mais satisfeitos e, consequentemente, gerar mais resultados para a sua loja de roupas.

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Escrito por Camila Felício

Formada em Publicidade e Propaganda com MBA em Marketing Digital. Atua com gestão de marcas, planejamento, branding e ações para o varejo de moda há 10 anos. É apaixonada por construção de marcas e entusiasta de trade marketing com cursos na área de varejo e gestão de projetos ágeis.

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