5 dicas para fazer uma boa gestão de loja

Além de possuir dedicação e estar por dentro das principais tendências de moda, um bom gestor de loja precisa elaborar um planejamento voltado para otimização de resultados. É através de uma gestão apurada que o seu empreendimento gerará um bom desempenho de vendas e se destacará no mercado. 

Preparado para elevar suas vendas a um novo nível? Conheça 5 dicas para fazer uma boa gestão de loja que separamos para você! 

 

Benefícios de uma boa gestão de loja

Para que o seu negócio cresça e ganhe mercado, é necessário definir alguns objetivos e metas – e é aqui que a gestão de loja se inicia. A partir da limitação daquilo que se pretende alcançar, uma gestão de qualidade servirá de orientação de quais métodos seguir e quais suas prioridades para cada etapa da execução do planejamento, facilitando a definição e acompanhamento de metas a fim de tornar o trabalho mais eficiente. 

©BBH Singapore

Depois de cumprido esse primeiro momento, uma boa gestão possibilitará uma maior análise de desempenho do trabalho, examinando setores como controle de estoque, marketing, eficiência da venda, entre outros. 

Essa tática também pode simplificar o controle dos gastos da empresa, permitindo a visualização dos valores que entram em seu caixa e quais as possibilidades de investimentos. Portanto, se você deseja ganhar mais visibilidade e diferenciar-se da concorrência, investir na gestão de loja é o caminho para o sucesso!

 

1. Gerencie seu estoque 

Um estoque bem organizado e controlado é sinônimo de boas vendas na certa. Mas para isso, é necessário saber a movimentação de produtos (quais e quantos itens entram e saem). 

©m0851

Se você tiver um volume muito grande de produtos, preocupe-se em instaurar processos de gestão de estoque bem definidos desde o começo para que ele continue crescendo com segurança. Alguns aplicativos podem ajudar nessa tarefa.

Saiba mais sobre como controlar o seu estoque aqui!

 

2. Monitore o fluxo de caixa

Tal qual o processo de gerenciamento de estoque, o fluxo de caixa deve ser atentamente monitorado, com todas as entradas e saídas registradas. Aplicativos também podem simplificar esse processo, mas a boa e velha planilha não deixa de ser uma ótima aliada. Um balanço financeiro de qualidade resultará em um negócio de sucesso!

 

3. Comunique pelas redes sociais

A comunicação do seu negócio é de extrema importância para o sucesso da sua loja – seja ela física e/ou virtual. É por meio dela que você pode atrair novos consumidores e criar um relacionamento mais próximo com o seu público, além de anunciar seus produtos e promoções com maior facilidade e alcance.

©Christian Wiediger

Crie estratégias de comunicação direcionadas para o seu empreendimento e abuse de canais como o Facebook, Instagram e WhatsApp! Uma análise do seu público-alvo permitirá que você crie táticas de comunicação mais assertivas, pois desse jeito será mais fácil compreender a forma que o seu público responderá a elas. 

 

4. Instrua sua equipe

De nada adianta investir em uma comunicação eficaz, bons gerenciamentos de estoque e caixa e deixar o atendimento da sua loja de lado! Afinal, esse é um dos fatores determinantes na decisão de compra do seu cliente.

Para garantir que a sua equipe forneça um atendimento de qualidade, realizar treinamentos de vendas durante o ano é uma ótima forma de trazer segurança aos vendedores para que eles saibam falar com propriedade sobre as características dos produtos e suas vantagens, além de sanar as possíveis dúvidas dos clientes rapidamente.

Uma equipe de vendas de sucesso é construída com muito planejamento e dedicação!

 

5. Observe a organização da sua loja

A organização do espaço físico também deve ser pensada de maneiras a encantar os seus clientes, afinal, lojas bem arrumadas e de fácil locomoção são convidativas e confortáveis ao olhar. Realizar um planejamento de layout pode melhorar a experiência de compra do consumidor, por isso, pense na distribuição dos seus produtos e na organização de informações que precisam de visibilidade ( como provadores, caixas e seções de produtos, caso houver).

©Artem Beliaikin

Você pode dividir a loja por segmentos (infantil, feminino, plus size) e designar espaços para os itens mais vendidos, bem como para as novas coleções. A decoração, iluminação e música ambiente da loja também são artifícios que devem ser planejados de acordo com o seu público-alvo.

Seguindo todas essas dicas, fica muito mais fácil gerenciar seu negócio de maneira planejada e eficaz. Porém, não se esqueça que a atenção principal da sua loja deve ser sempre o seu produto. 

Por isso, ofereça os melhores: conheça nossas marcas e revenda moda com ótimo preço e qualidade! Compre agora pelo Venda Mais, a loja virtual do Grupo Elian exclusivas para lojistas.

E você, utiliza quais estratégias para alavancar o seu negócio? Compartilhe suas experiências com a gente nos comentários!

 

Escrito por Camila Felício

Formada em Publicidade e Propaganda com MBA em Marketing Digital. Atua com gestão de marcas, planejamento, branding e ações para o varejo de moda há 10 anos. É apaixonada por construção de marcas e entusiasta de trade marketing com cursos na área de varejo e gestão de projetos ágeis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *