Venda mais e melhor: mostre seus produtos no WhatsApp Business

Além de facilitar e estreitar relações entre familiares e amigos, o WhatsApp conta com uma nova proposta que promete potencializar a comunicação da sua loja: o WhatsApp Business. Altamente prático, o aplicativo agora permite a inclusão de um catálogo digital – o que simplificará e viabilizará mais vendas para o seu empreendimento.

Pronto para vender mais e melhor? Veja como mostrar os seus produtos no WhatsApp Business!

 

O WhatsApp Business

Uma versão mais “sóbria” do querido aplicativo mensageiro, o WhatsApp Business é uma ótima ferramenta parceira do pequeno empreendedor. Pensado para facilitar a interação empresa-consumidor, o app é gratuito e pode ser baixado para Android e iOS. 

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Além de cumprir com eficácia a sua função básica, o aplicativo também possui outras maneiras de tornar mais prática a sua comunicação, com opções para automatizar, classificar e responder rapidamente às mensagens. 

Se você deseja vender mais e obter inúmeras vantagens sob os seus concorrentes, garantir a sua presença digital é uma ótima maneira de começar!

 

Crie seu catálogo e venda mais

Uma das novidades recentemente anunciadas pelo Facebook, é a disponibilização de um catálogo para que as empresas possam divulgar seus produtos. A fim de economizar espaço de armazenamento nos aparelhos celulares,  a ferramenta fica hospedada diretamente no aplicativo. 

Para configurá-la, basta acessar o menu “catálogo” e começar a incluir seus produtos colocando fotos, descrições, código do produto, preço e o link para pagamento (ou um link que direcione para outro lugar que seja mais conveniente para o seu negócio). Após salvar as definições, é necessário esperar a aprovação do seu produto para que ele fique disponível para os seus clientes.

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Se quiser ou precisar, após o preenchimento é possível editar, alterar e trocar as informações dos itens catalogados. Esses, por sua vez, poderão ser visualizados por qualquer pessoa que tenha o seu contato e acesse o conteúdo do seu perfil. Você também poderá compartilhá-lo com outras pessoas – o processo é o mesmo de enviar uma foto.

Outras novidades 

Se você ainda não possui um e-commerce, o catálogo de produtos no WhatsApp Business é um ótimo recurso para mostrar seus produtos de maneira simples e ágil. Além dessa grande inovação, o aplicativo ganhou novas modificações que prometem melhorar o relacionamento entre empresa e público. 

 

Deixe o seu perfil mais completo

Além de contar com os catálogos, as contas comerciais agora podem fornecer mais informações para os clientes. Você pode inserir e personalizar dados como:

 

Tenha o seu perfil reconhecido

Ficou mais fácil reconhecer os perfis comerciais: a atualização do aplicativo agora disponibilizará um selo informando a natureza comercial da conta no perfil da sua loja. Dessa forma, seus clientes se sentirão mais seguros de estarem fechando negócios com uma conta séria e confiável. 

 

Mensure seus dados

A mais recente versão do WhatsApp Business permite, de maneira inovadora, mensurar alguns dados relevantes para as empresas, permitindo ter controle e conhecimento sob o número de mensagens entregues e lidas. 

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Crie chatbots 

Você pode criar uma mensagem automática de saudação para receber o cliente que entrar em contato com o seu perfil, ou ainda uma mensagem de ausência para quando não puder responder seu público – prático para aqueles dias corridos típicos de final de ano.

 

Boas práticas para o WhatsApp Business

Assim como qualquer ação de sucesso, a forma que você se comunica com o seu cliente também requer um bom planejamento. Para melhorar sua capacidade de conversão, fique atento a essas dicas:

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O cliente e o momento ideal 

Por ser uma plataforma mais pessoal do que outras redes sociais, acionar um cliente no topo do funil de vendas, ou seja, que ainda não foi convertido, pode ser arriscado. Portanto, esse aplicativo funciona melhor com clientes que já estão fidelizados, ou que já compraram na sua loja. 

O momento mais apropriado para usar o WhatsApp com seu consumidor, é quando ele lhe dá abertura. Uma forma de conseguir isso é estimular o preenchimento de um simples cadastro de cliente, por exemplo.

 Uma vez que o formulário for preenchido, você consegue saber que esse cliente possui interesse no seu produto e na sua loja – e será muito mais confortável abordá-lo pelo aplicativo.

 

A linguagem apropriada

Deixe a formalidade de lado! Um dos lados positivos do WhatsApp é justamente a atmosfera mais intimista que ele propicia. Aproveite para conversar de uma forma mais personalizada e gentil com o seu público.

Se a sua loja tiver um perfil mais sério, procure usar uma linguagem um pouco mais leve. Seu cliente adorará saber que está conversando com alguém atencioso. Gerar um contato mais íntimo e humano é uma das maiores característica dessa ferramenta, então a use em seu favor! Com certeza o cliente virará um fã da sua loja.

 

Atualize seus status do WhatsApp 

Similar aos stories do Instagram, o WhatsApp Business também conta com a ferramenta “status”. Nela você pode abusar da criatividade e gerar o conteúdo que mais for apropriado para o seu negócio: fotos, texto, vídeos… você é quem manda! 

Aproveite para compartilhar vídeos curtos dos bastidores da sua loja, anunciar promoções, novos produtos e convidar para coquetéis de inauguração de novas coleções, por exemplo. Isso fará com que o cliente se sinta ainda mais próximo da sua empresa.

Estreitar a relação com o seu público ficou ainda mais fácil com as novas opções oferecidas pelo WhatsApp Business. Um atendimento gentil e ágil é a chave para que o seu cliente continue comprando com você! Dessa forma você ganha notoriedade no mercado, fideliza consumidores e aumenta suas vendas. 

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Juliana Maia

Escrito por Juliana Maia

Formada em Gestão de Marketing e em Produção e Design de Moda, com MBA em Gestão de Projetos. Branding, Direcionamento e Gestão de Marcas e Pesquisa de Cultura de Moda. Vivendo no mundo da comunicação e do marketing de moda.

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