Cross selling: Invista em produtos complementares de venda na moda infantil

Em tempos de alta concorrência no mercado varejista, é necessário saber antecipar os desejos e necessidades dos seus clientes para que eles se tornem leais à sua loja de moda infantil. 

Para continuar no ritmo acelerado do final de ano, que tal aquecer o seu número de vendas com uma das melhores estratégias existentes no mercado? 

Saiba como investir em produtos complementares de venda e ativar o cross selling na moda infantil, no Crescer com Elian!

 

O que é cross selling?

Com o objetivo de enriquecer a experiência de compra dos clientes, a boa e velha “venda cruzada” (cross selling) é uma estratégia de venda que consiste em promover aos clientes produtos ou serviços complementares àqueles que estão sendo ou já foram adquiridos, tornando mais completa a compra inicial. 

©Freepik

Esse potente método pode ser utilizado por empresas de qualquer porte, e é comumente praticado através da disposição estratégica de produtos complementares – aqueles que podem se agregar perfeitamente aos produtos inicialmente escolhidos. Outra utilização comum dessa prática é feita por meio das sugestões dos vendedores. 

 

Por que investir da venda de produtos complementares? 

Ao pensar em estratégias de venda cruzada, imediatamente vem à cabeça o aumento de receitas. Com certeza o cross selling impacta diretamente no volume de vendas, mas essa não é a única vantagem palpável para o seu empreendimento: através dela será ainda mais fácil gerar valor para o cliente, por exemplo. Isso mostrará que você não só entende, mas também é capaz de cobrir todas as necessidades e seguir o ritmo do seu público.

©Artem Beliaikin

Além disso, os clientes que podem adquirir vários produtos de um mesmo fornecedor são evidentemente mais leais, pois sabe que encontrará tudo que precisa em um só lugar, o que significa comodidade e praticidade. 

Dessa maneira, você estará ainda mais próximo do seu cliente, pois investir nesse método implica em multiplicar oportunidades. O sucesso atrai o sucesso: a venda cruzada não apenas detecta leads, como também gera novos leads.

Dicas para Vender Mais com produtos complementares

O cross selling possibilita um alto potencial de faturamento, mas é importante lembrar que não se trata de  “venda casada”! Para evitar embaraços e garantir bons resultados, fique atento às dicas abaixo: 

©Freepik

 

1. Faça o cross selling depois de garantir a venda inicial

A fim de evitar que os clientes se sintam espantados, uma estratégia eficiente é oferecer produtos complementares após concretizar a primeira venda. Inclusive, ofertas intervaladas são uma ótima forma de manter contato regular com o seu cliente. 

Além disso, dar um tempinho para o seu consumidor o deixará mais disposto a gastar um pouco mais do que o planejado. Uma boa dica é pensar em maneiras de estimulá-lo propiciando vantagens e condições exclusivas, como convites para desfiles na loja e coquetéis de inauguração de coleção –  ou até mesmo alguns descontos em itens selecionados, por exemplo.

 

2. Fique atento ao seu cliente 

Procure sempre relacionar as compras do seu cliente, limitando os produtos complementares àqueles que de fato tenham relação com a compra inicial. Se o seu cliente está levando uma roupa para praia, antecipe suas necessidades e sugira também uma roupa mais casual que poderá ser usada para passeio. O combo camisa polo e bermuda para os meninos é prático e sempre um charme!

Para as bebês, ofereça a melhor roupa de praia: na Elian Fun, as crianças estão sempre bem cuidadas com maiôs e biquínis que contam com proteção UV + 50. Depois da diversão no mar, vestidos estampados com modelagem mais ampla são sempre uma boa pedida!

 

3. Mantenha o planejamento

Faça um planejamento antecipado dos itens adicionais que podem se relacionar a cada produto. Dessa forma você conseguirá manter um controle apurado do seu estoque e ofertará sempre os melhores produtos.

Se o seu cliente estiver procurando por bermudas masculinas confortáveis para o verão, ofereça peças leves que deixarão o look mais divertido e confortável – as regatas estampadas são perfeitas para essa ocasião.

A procura do seu consumidor por um macacão estampado para as pequenas pode ser complementada por outras peças confortáveis, como bermudas jeans e camisetas coloridas. Versatilidade e estilo na certa!

Além de vestir com beleza e conforto, as roupas escolhidas para a época mais quente do ano precisam cuidar das crianças para que a brincadeira continue rolando solta. Por isso, a coleção de Alto Verão 19/20 da Elian é a melhor parceira de um verão alegre e cheio de frescor!

Acesse o Venda Mais, a loja virtual do Grupo Elian, e conheça a super novidade do verão: a moda praia da Elian Fun!

Escrito por Camila Felício

Formada em Publicidade e Propaganda com MBA em Marketing Digital. Atua com gestão de marcas, planejamento, branding e ações para o varejo de moda há 10 anos. É apaixonada por construção de marcas e entusiasta de trade marketing com cursos na área de varejo e gestão de projetos ágeis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *