Como impulsionar suas vendas com microinfluenciadores

Quando o consumidor tem a intenção de comprar um produto, pesquisar opiniões alheias sobre o mesmo na internet já virou um hábito – principalmente para ter certeza de que está fazendo um bom negócio – Muitas vezes, essas resenhas se tornam um fator decisivo na hora de fechar a compra. E se uma pessoa com influência na internet estiver falando bem do seu produto para milhares de seguidores? Conversão de clientes na certa! 

Pronto para impulsionar suas vendas na internet com a ajuda de micro influenciadores? Veja as dicas que separamos pra você, no Crescer com Elian! 

 

Marketing de Influenciadores: o que é e por que investir

Estratégia perfeita para pequenos negócios, o marketing de influenciadores consiste na divulgação de propostas comerciais por meio de personalidades populares nas redes sociais.

O Marketing de Influência funciona em uma relação de confiança e, principalmente, da proximidade que o público desenvolve com o influenciador (e vice-versa). Ao invés de anunciar diretamente um produto, essa pessoa selecionada irá inspirar o consumidor de uma maneira mais natural, como se estivesse dando dicas e sugestões baseadas em uma boa experiência.

©Corinne Kutz

De acordo com estudos divulgados, essa técnica é eficaz pois as pessoas costumam confiar em opiniões de influenciadores quase como se fossem de algum amigo ou familiar. Ou seja, aproveitar a popularidade de algum usuário nas redes sociais pode ser um ótimo método para divulgar o seu negócio, até mesmo para conquistar e cativar mais clientes –  lembrando que, embora esse engajamento aconteça de forma orgânica, é obrigatório informar sempre que se trata de uma ação comercial. 

 

Macroinfluenciador x Microinfluenciador

O poder de influência exercida por blogueiros e influenciadores nas estratégias de marketing digital é muito significativo – e tende a ser cada vez mais. Enquanto marcas renomadas ainda elencam grandes influenciadores para suas campanhas, empresas menores estão começando a adotar estratégias parecidas ao procurar micro influenciadores para comunicarem seu negócio a maiores e específicos públicos. 

Influente nas Redes Sociais, mas em escalas muito menores, o microinfluenciador possui boa reputação dentro de uma área específica e um número de seguidores expressivo. Aqui podemos encaixar blogueiros famosos e até especialistas em redes sociais. Podendo ter até 100 mil seguidores, esse perfil de usuário de rede social costuma compartilhar e criar conteúdos sobre seus interesses de forma mais autêntica, mobilizando públicos que com eles se identifiquem e, assim, atingindo nichos mais específicos.

©Freepik

Já os Macroinfluenciadores possuem mais de 100 mil seguidores e costumam produzir conteúdos mais amplos, justamente por possuírem um público vasto e diversificado. Suas publicações ganham muitas curtidas e comentários, o que compromete a interação com seus seguidores.

Por mais que os grandes influenciadores atinjam um número maior de pessoas, a interação com elas se torna mais rasa, enquanto que os microinfluenciadores impactam um menor público, mas constroem um relacionamento mais próximo com seus seguidores.

 

Como escolher o microinfluenciador certo para o seu negócio? 

Possuir um alto número de seguidores não é garantia de que o número de vendas seja expressivo. O que impera é a relevância que o microinfluenciador escolhido tenha no seu nicho de mercado. 

Com isso em mente, você pode procurá-lo através de hashtags no Instagram que sejam interessantes para a sua empresa, como #moda, #tendencia, #modaplussize, #modainfantil, entre outros. Outra opção é recorrer a sites de busca para encontrar os “blogueiros” da sua cidade. 

Depois de encontradas algumas opções de perfis que se encaixem com a sua loja, é hora de verificar alguns pontos importantes para escolher qual o influenciador que melhor representará o seu negócio. Portanto, observe:

Caso prefira, atualmente já existem agências e plataformas especializadas em facilitar o relacionamento entre influenciadores e empresas. 

Vale aqui também acertar a maneira com a qual você compensará essa parceria: por meio de kits gratuitos dos seus produtos ou promoções exclusivas? Pagamento por postagem? Outra opção muito vantajosa é propor ao microinfluenciador que ele use um código ou um link que promova seus produtos ao público, como um código de desconto para o seu e-commerce, por exemplo. 

Impulsione suas vendas com um micro influenciador 

O sucesso desses formadores de opiniões fez com que muitas marcas se rendessem ao Marketing de Influência. Uma pesquisa da Experticity revelou que microinfluenciadores alcançam 22,2 vezes mais conversões do que outros tipos de influenciadores ao recomendar um produto. Mas o fato mais surpreendente é que 82% dos consumidores estão propensos a seguir indicações de um micro influenciador.

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Depois de definir qual influenciador você gostaria de ter atrelado a sua loja, é necessário definir o objetivo da ação. Esses podem ser: 

  • Aumentar sua presença digital;
  • Vender uma unidade determinada de um item na sua loja;
  • Divulgar o seu negócio.

 

Com isso feito, o próximo passo é estabelecer quais meios serão usados (redes sociais, blogs, entre outros) e como será o encaixe do influenciador escolhido na jornada de compra do seu consumidor. 

Se você deseja se destacar no meio online, esqueça os anúncios pagos – eles atrairão seu público cada vez menos. Com a queda expressiva na taxa de confiança por propagandas dessa modalidade, crê-se cada vez mais que o Marketing de Influência é o futuro do Marketing Digital e essa ferramenta está mudando a forma que as empresas se portam no meio online.

Outra forma de se destacar no mercado é oferecer peças de qualidade! Faça o seu pedido agora no Venda Mais, a loja virtual para lojistas do Grupo Elian!

Escrito por Camila Felício

Formada em Publicidade e Propaganda com MBA em Marketing Digital. Atua com gestão de marcas, planejamento, branding e ações para o varejo de moda há 10 anos. É apaixonada por construção de marcas e entusiasta de trade marketing com cursos na área de varejo e gestão de projetos ágeis.

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