Como manter sua equipe motivada na época do Natal

Apesar de ser um ótimo período para as vendas, o ritmo acelerado do final do ano pode trazer alguns prejuízos para o seu empreendimento caso a sua equipe não consiga manter-se motivada até o fim do período. Com o ano chegando ao fim, é comum que as pessoas estejam mais cansadas. Isso somado a rotina fora do comum do Natal, pode causar desmotivação.

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Por que manter a sua equipe motivada

Por mais que comumente no final do ano a tendência seja “tirar o pé do acelerador”, para que as metas de venda sejam atingidas é necessário manter um ritmo constante.

A ansiedade e o estresse comuns dessa época afetam mais de 70% dos trabalhadores, justamente porque existem muitas metas a cumprir. É nesse momento que você deve se preocupar em recompensar seu time com ações que mantenham seus colaboradores integrados e com ânimo elevado!

©Marvin Meyer

 

Veja também: 4 dicas para ter uma equipe de vendas de sucesso! 

 

Promova o bem-estar da sua equipe

Motivar os funcionários da sua equipe de vendas resultará em maior comprometimento, produtividade e garantirá que eles desempenhem suas atividades com satisfação. Já que o estresse é um grande problema dessa época, que tal investir em campanhas internas focadas na saúde laboral? 

©ELEVATE

Ter bons resultados é ótimo, mas a qualidade de vida dos seus colaboradores também precisa ser uma prioridade. Você pode fazer isso organizando happy hours, criando sessões de exercícios de relaxamento antes de iniciar o expediente ou de terminá-lo, entre outros. A intenção deve ser fazer com que a equipe deixe a pressão diária de lado e recarregue suas energias para retomar seus afazeres com mais fôlego – além de, claro, integrar todo o grupo.

Reconheça os méritos do seu time

Saber reconhecer – e celebrar! – as conquistas alcançadas pelos seus funcionários será importante para manter o ritmo e a sua equipe incentivada apesar das pressões e metas a serem batidas. 

©Moose Photos

Tome cuidado para que o reconhecimento seja sempre proporcional ao retorno que aquela ação executada proporciona para o seu negócio. Essa recompensa pode ser feita por meio de bonificações, ou até um almoço pago pela empresa para comemorar. Outra boa ideia é planejar uma celebração de encerramento com a equipe, para comemorar os metas alcançadas no ano. Cada pequena ação conta!

 

Crie premiações coletivas

Seguindo a linha das recompensas, você já pensou em criar premiações coletivas para manter sua equipe motivada? Além do 13º salário, um presente de final de ano é sempre uma atitude gentil, afinal, mimos e presentes são sempre bem-vindos – ainda mais no período de festas de final de ano.

©Suzy Hazelwood

Para que seus colaboradores sintam-se sempre animados para as vendas de final de ano, o interessante é inovar e criar ações inusitadas. Já pensou em colocar pequenas metas diárias para a sua equipe? Você pode oferecer bonificação a quem vender mais produtos durante um período, ou quem vender mais vestidos no dia, por exemplo, e pensar em pequenos presentes, como panetones, vale compras, objetos para aproveitar as férias (como uma cadeira de praia), etc.

Para metas maiores, você pode presenteá-los com ingressos de shows, exposições ou peças de teatro. Com certeza será uma opção muito divertida que proporcionará um momento de lazer para seu funcionário aproveitar com a família ou amigos.

 

Seja um líder democrático 

Por diversos fatores, é normal que alguns meses sejam mais produtivos que outros.  Porém, as metas alcançadas precisar ser consideradas de forma clara e objetiva – principalmente se as razões dos baixos resultados não forem o desempenho do grupo. Na hora de apresentar sua avaliação, enfatize isso para seus colabores e não foque apenas nos pontos negativos. Isso será válido para que a equipe mantenha o ânimo para continuar correndo atrás de bons resultados.

A atuação dos integrantes da equipe está diretamente interligada às decisões estratégicas da empresa, ela é crucial nas tomadas de decisões e novas metas. Assim, é significativo que você, como líder, ouça o que os colaboradores têm a dizer. Dessa maneira, eles sentirão que podem confiar em você e se sentirão mais motivados e felizes em seu local de trabalho, pois saberão que podem dialogar quando sentirem necessidade (e não apenas em momentos de tensão).

©Pixabay

O importante é criar uma aproximação entre o gestor e os integrantes da equipe, mostrando que você acompanha os processos e reconhece os méritos e esforços de cada membro. Manter esse relacionamento durante o ano todo deixará seus colaboradores empenhados em suas tarefas e alinhados aos objetivos do seu negócio!

E você? Já aplica algum desses métodos na sua empresa? Compartilhe com a gente nos comentários!

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Camila Felício

Escrito por Camila Felício

Formada em Publicidade e Propaganda com MBA em Marketing Digital. Atua com gestão de marcas, planejamento, branding e ações para o varejo de moda há 10 anos, entusiasta de trade marketing com cursos na área de varejo e gestão de projetos ágeis.

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