Conheça estratégias de marketing digital para alavancar seu e-commerce

Por oferecer grande diversidade de produtos e empresas, as compras on-line tornaram-se um hábito. Com o crescente aumento dos comércios virtuais, diferenciar-se da concorrência é necessário – e fica mais fácil com as ferramentas de marketing digital certas, pensadas especialmente para a sua loja virtual.

©Launchpresso

Precisando alavancar o seu e-commerce? Conheça as estratégias de marketing digital que preparamos para você!

 

Primeiros passos para um e-commerce de sucesso

Assim como acontece nas lojas físicas, as lojas virtuais dependem de alguns fatores para consolidar seu sucesso, tais como: um preciso controle e organização de produtos, um bom atendimento e relacionamento com seu público e, acima de tudo, estratégias focadas na venda e divulgação do seu comércio. A maior diferença entre os meios virtuais e físicos está nas métricas – exclusivas do ambiente on-line. 

©Pixabay

Será a partir delas que você poderá entender com mais assertividade os seus resultados, melhorar estratégias que não estejam funcionando e acompanhar o andamento e retorno de suas ações. Mas para começar a investir no marketing digital para e-commerce e torná-lo um sucesso, é preciso seguir alguns passos: 

 

Depois de cumpridas essas etapas, chegou o momento de colocar todo seu planejamento em prática, a fim de criar uma estratégia de e-commerce sólida e começar a lucrar na internet. Mas como? Sendo estratégico! 

Montando um e-commerce? Saiba por onde começar!

Principais Estratégias de Marketing Digital para lojas virtuais

Atualmente existem muitas estratégias de Marketing Digital para e-commerce, e justamente por isso, um bom planejamento estratégico é indispensável, pois possibilita o alinhamento de todas as ferramentas em uma ação conjunta de marketing. 

©Pixabay

Conheça agora as quatro áreas básicas dentro do marketing digital voltado para e-commerce que ajudarão você a divulgar seus produtos – e impactar diretamente na sua lucratividade.

 

 

SEO

Formada por técnicas focadas em aprimorar o posicionamento dos resultados orgânicos (sem patrocínio) nos sites buscadores, como o Google, por exemplo, essa estratégia é essencial para o bom posicionamento do seu e-commerce. O SEO (Search Engine Optimization) consiste na otimização de páginas e conteúdos para mecanismos de busca. 

O diferencial desse método é que ele gera mais credibilidade, justamente por não ser um anúncio pago. Ao se deparar com anúncios em páginas de uma pesquisa, o público sente incerteza a respeito daquele resultado, pois sabe que eles estão ali apenas porque alguém pagou por isso. 

Essa tática começa a surtir efeito em aproximadamente 3 meses, porque é necessário que o Google encontre seu site e avalie seu posicionamento de acordo com a relevância do conteúdo. Diferentemente dos anúncios pagos, o SEO rende retornos a médio e longo prazo. Porém, investir nele gerará resultados incríveis para sua loja virtual, porque além de não pagar pelas visitas recebidas em seu site, os visitantes estarão mais predispostos a comprar. 

 

Marketing de Relacionamento

Essa é uma estratégia de marketing digital atemporal e cada vez mais crescente no mundo inteiro, afinal, manter um bom relacionamento com seus clientes é essencial para a lucratividade da sua loja virtual. Redes sociais como Facebook, Instagram, WhatsApp e até o bom e velho e-mail marketing fazem parte desse método.

Hoje em dia, investir em redes sociais é um caminho fundamental para o sucesso do seu empreendimento. É através delas que você poderá ganhar força por conta do engajamento e visibilidade produzidos. Elas podem, inclusive, auxiliar em estratégias de SEO.

Aprenda a criar engajamento em suas redes sociais! 

Além disso, o e-mail marketing está entre um dos métodos mais utilizados para divulgar seu e-commerce, nutrir, converter e atrair novos consumidores. Porém, fique atento quanto a compra de dados de e-mail – o ideal é construir a sua base preocupando-se com cada detalhe, pois esse será o começo do contato com seu público-alvo. Dessa forma, a probabilidade de usuários se tornarem clientes fiéis da sua loja virtual será maior. 

 

Marketing de Conteúdo para e-commerce

Investir na criação de um conteúdo de qualidade funciona não apenas como uma ferramenta de exposição nos buscadores (SEO), mas também fideliza os acessos de clientes em potencial para seu comércio virtual. 

O conteúdo que você produz é o que vai atrair o olhar do público, direcioná-lo ao seu e-commerce e induzi-lo a efetuar uma compra. Para isso, esse método deve oferecer temas ricos com informações descritivas e dados técnicos. Para enriquecê-lo, use imagens de alta qualidade, que representem o que o cliente busca de maneira clara e objetiva. 

Uma estratégia bem articulada de Marketing de Conteúdo em seu e-commerce pode ser o diferencial necessário para que você se destaque da concorrência – além de atrair mais consumidores em potencial – de uma maneira simples e eficiente. 

Criar um conjunto de estratégias de marketing digital para e-commerce é fundamental para o sucesso das suas vendas, mas além de planejar todo o processo a fim de alinhar diversas ações, é importante também oferecer produtos cheios de informação de moda e qualidade. 

Um ótimo exemplo de e-commerce é o Venda Mais, o canal de venda online do Grupo Elian, exclusivo para lojistas! Conheça agora e faça seu pedido das nossas marcas para destacar-se no mercado!

 

Fábio Ronchi

Escrito por Fábio Ronchi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *