Saldo de black friday: como continuar vendendo

Avatar Grupo Elian em 5 de novembro de 2019

Para o mercado de varejo, a Black Friday já se tornou uma das datas mais importantes do ano, movimentando muitas oportunidades não só para os consumidores, mas também para os lojistas. Muitas empresas esticam as promoções durante uma semana (ou pelo mês inteiro) para investir na atração de clientes. 

Passado esse grande movimento, como continuar vendendo após a Black Friday? Veja como continuar colhendo bons resultados após esse mega evento!

 

Incentive a segunda compra pós Black Friday

A Black Friday acabou, e agora? É hora de comemorar os sucessos das vendas que você fez, mas sem deixar de ver uma oportunidade na ocasião: esse é um bom momento para pensar estrategicamente em como fidelizar os clientes que você conquistou e continuar vendendo. Nesse período em que os descontos podem ser menores, a dica é apostar em métodos de vendas diferentes.

©Negative Space

Toda compra gera informações: observe quais itens seus consumidores adquiriram e segmente seus perfis para realizar ofertas de produtos parecidos ou complementares. Outra opção é criar combos de 3 a 4 produtos e oferecê-lo com um desconto no valor total. 

Você também pode se inspirar em algumas tendências de moda para fazer ofertas ainda mais atrativas! Proponha uma jaqueta jeans para combinar com alguma saia ou uma blusa em complementação à uma calça pantacourt, por exemplo. Apostar nessa estratégia – chamada de Cross Merchandising – é muito eficaz, pois incentiva um maior desejo de compra. 

 

Agradeça a preferência 

Já parou para pensar que em um grande festival de ofertas, algumas pessoas escolheram justamente a sua loja para comprar? Fazer um bom trabalho de pós-vendas e agradecer a preferência é o primeiro passo para fidelizar o seu cliente e garantir uma boa experiência de compra. Além de atrair o consumidor à voltar na sua loja, gera uma oportunidade para que você apresente e recomende novos produtos.

©Cytonn Photography

Lembre-se sempre de usar os dados que você possui sobre cada cliente para fazer ofertas (e vendas) cada vez mais certeiras. Essa estratégia deixará o seu cliente mais confortável e fará com que ele se sinta especial, funcionando como um bônus no seu atendimento. Para isso, é importante que você tenha cadastrado seus consumidores na base de dados, pois é através dessa ferramenta que você poderá entender a jornada de compra e personalizar a comunicação com o seu público. 

 

Invista nos seus clientes especiais 

O resultado das suas vendas na Black Friday é um indicador poderoso de performance. Mas além de ficar atento à receita produzida e ao número de compras, não se esqueça que o coração do seu negócio são os clientes. 

Após essa data, verifique: quais consumidores fizeram mais compras nesse período? Quem gerou mais lucro para a sua empresa? Eles já eram clientes da sua loja? Caso a experiência de compra tenha sido positiva, essas pessoas possuem um grande potencial para tornarem-se fiéis ao seu negócio. 

©BBH Singapore

Segmente os clientes “VIPs” e cause um impacto positivo ao reconhecer sua importância ao oferecer algum diferencial como brindes, descontos especiais ou até mesmo uma extensão do período de promoções unicamente para eles. Com certeza você os cativará e garantirá que eles continuem visitando a sua loja!

 

Trocas e Devoluções

Outra maneira de conquistar a fidelização de um cliente é tornar o processo de troca ou devolução do produto em uma experiência fácil e agradável. Atualmente os consumidores se importam muito mais com a vivência que terão em sua loja, portanto essa é uma grande oportunidade para cativá-los!

Para garantir que eles voltem a comprar no seu estabelecimento, procure ter um atendimento ágil e cordial nesses momentos. Você também pode desenvolver uma política de devolução e troca de produtos, além de fornecer treinamentos para sua equipe sobre como atuar da maneira mais correta nessas situações. 

©Pressfoto

 

Dúvidas sobre como manter sua equipe motivada? Saiba como com as dicas do Crescer com Elian

 

Esperamos que você esteja comemorando muito o resultado das suas vendas! Agora que já sabe como aproveitar outras oportunidades que a Black Friday proporciona, alavanque suas vendas oferecendo os melhores produtos: conheça as marcas do Grupo Elian no Venda Mais, a loja online do Grupo Elian exclusiva para lojistas!

Você já usa ou pretende colocar em prática as nossas estratégias? Compartilhe conosco nos comentários!

 

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Publicado por Grupo Elian

Há quase 03 décadas vestindo crianças, adolescentes e adultos com roupas de qualidade, estilo e muito conforto. O Grupo Elian é responsável pelas marcas Elian, Elian Beats, Colorittá e Marialicia, presente em todo o Brasil e também no exterior.

2 comentários

  1. Avatar

    Olá,
    A matéria muito boa sobre Black Friday.

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    1. Avatar

      Obrigada, Sandra! Ficamos muito felizes com o seu comentário!

      Responder

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