Case de Sucesso! Conheça as estratégias de um empreendedor de varejo de moda

Moda é sinônimo de inovação e expressão e, por isso, está sempre se reinventando. Acompanhar esse ritmo nem sempre é uma tarefa fácil, pois ainda há muitas dúvidas sobre como fazer uma gestão de vendas eficiente. A recorrência de vendas e a fidelização de clientes ainda são alguns dos grandes problemas do varejo de moda. 

Você quer aprender a ultrapassar esses desafios? Conheça agora as estratégias de sucesso de um empreendedor de varejo de moda!

©Heidi Sandstrom.

 

Segmente seus clientes

Traçar o perfil do seu consumidor, entender como ele se comporta e quais são suas motivações ao comprar um novo produto é essencial para o sucesso do seu empreendimento. O planejamento da gestão da sua loja deve partir da segmentação de clientes, porque é através dela que você pode criar estratégias de marketing mais assertivas

Definir alguns dados como faixa etária, gênero, localização e, principalmente, o estilo de vida do seu cliente é a chave de ouro para que seu negócio prospere. Não saber com certeza essas informações pode colocar em risco suas vendas por não atender a quem mais interessa. 

Pensando nisso, por saber que seus clientes gostam de estar bem vestidos e a par das maiores tendências de moda, a Elian Store – loja de fábrica do Grupo Elian – produziu um Workshop de Tendências, no qual as tendências de Primavera Verão 2019/20 foram apresentadas por uma Consultora de Estilo. Criar eventos como esse também é uma ótima forma de se aproximar do seu público – e até fidelizá-lo!

©Prostooleh

Crie ações especiais para garantir seu sucesso

Manter-se em destaque no meio de tanta concorrência é uma grande dificuldade no varejo de moda. Apostar em ações para atrair mais clientes e aumentar sua recorrência de vendas é uma boa estratégia para alavancar suas vendas! 

Contudo, antes de colocar qualquer plano em prática, tenha sempre em mente quais são os objetivos por trás de cada ação. Você deseja atrair novos clientes? Garantir maior escoamento do estoque? Agradar seus consumidores fidelizados? Ou ainda, melhorar sua presença na internet? 

Com seu propósito bem alinhado, é hora de colocar as mãos na massa! Uma boa forma de começar é se manter atento às datas importantes do ano, e dessa forma, planejar suas ações para garantir que as vendas sejam mantidas por todo o período.

 O Dia das Mães é uma significativa data para o mercado de moda, por exemplo. A fim de ampliar o contato do cliente com a marca, a Elian Store elaborou um workshop no qual as mães inscreveram seus filhos para customizar camisetas produzidas especialmente para essa data tão especial! O evento também contou com a presença de um desenhista de moda do Grupo Elian, garantindo a criação de camisetas muito criativas e cheias de amor. 

Conheça o nosso calendário de varejo para 2020! 

 

Invista na experiência de compra do seu consumidor

Se você é um varejista de moda, com certeza já sabe que o consumidor está cada vez mais exigente. Ele não deseja somente entrar em sua loja e comprar um produto exposto na prateleira – ele precisa de uma motivação especial, algo capaz de incentivá-lo a comprar através de uma experiência exclusiva dentro do seu estabelecimento.

A Elian Store, ciente desse novo comportamento e aproveitando o clima festivo típico do mês de junho, preparou um super evento dentro da loja: o Arraiá Elian Store. Durante o horário comercial, quem visitasse a loja já entrava na festa: com guloseimas, muita diversão e atividades como pescaria, o Arraiá serviu como uma experiência única de compra, além de fidelizar clientes e aumentar as vendas!

A loja também criou uma ação mega interativa dentro da loja para incentivar os negócios, a Roleta da Sorte – na qual o cliente após atingir um valor mínimo em compras, ganhava o direito de rodar e concorrer a vários prêmios.

 

Divulgue pelas redes sociais

Fortalecer a sua presença online é uma maneira de posicionar sua loja e utilizar os meios digitais para se mostrar confiável, relevante e aberta para um relacionamento mais próximo com seus consumidores. Ao fim de um plano de marketing digital, um dos objetivos deve ser a consolidação de um posicionamento digital da sua loja. Usar as redes sociais é uma ótima forma de gerar maior visualização do seu negócio e gerar engajamento com o seu público.  

©William Hook

Uma forma de fazer isso, é por meio de sorteios no Facebook ou Instagram, por exemplo. Em uma ação dos dias dos pais, a Elian Store promoveu o sorteio de 03 passaportes para o parque de diversões Beto Carrero World. A partir da compra de um kit exclusivo de Dia dos Pais, o cliente ganhava um cupom para concorrer ao prêmio. Porém, postando uma foto do seu filho(a) utilizando os produtos do kit no Instagram, usando na legenda a hashtag criada para a ação (#DiadosPaisElianStore) e marcando o perfil oficial da loja na foto, as chances dobravam, pois dessa maneira o consumidor ganhava mais um cupom para participar do sorteio. Essa é uma ótima estratégia para a divulgação da sua loja!

Se você tem dúvidas sobre como vender moda através das redes sociais, veja esse post que preparamos para lhe ajudar!

 

Inspirar-se em um case de sucesso de uma marca de varejo de moda será muito útil na hora de montar o seu planejamento de marketing. Dessa forma você conhece as estratégias que geraram resultados efetivos e pode recriá-las para aplicar no seu empreendimento – afinal, não há uma única forma para chegar ao sucesso!

Quer se destacar no mercado?  Conheça as marcas do Grupo Elian no Venda Maisa loja online do Grupo Elian exclusiva para lojistas!

 

Escrito por Camila Felício

Formada em Publicidade e Propaganda com MBA em Marketing Digital. Atua com gestão de marcas, planejamento, branding e ações para o varejo de moda há 10 anos. É apaixonada por construção de marcas e entusiasta de trade marketing com cursos na área de varejo e gestão de projetos ágeis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *