Venda mais na internet! Como criar um plano de Marketing Digital

Criar uma estratégia de vendas lucrativa pode ser mais fácil com o auxílio de um plano de Marketing Digital efetivo. Essa ferramenta é imprescindível para o seu negócio ganhar mais visibilidade – e para atrair e conquistar mais clientes, nada como conhecer bem o perfil de compra do seu consumidor. Além disso, é muito importante também estar atento à projeção de vendas da sua empresa. 

 

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Entenda o perfil de compra do consumidor 

 

Ao longo dos anos, o perfil dos consumidores mudou e continua evoluindo drasticamente e essa transformação se baseia principalmente em suas relações com as empresas que lhe atendem. O fácil acesso à tecnologia não determina esse novo comportamento, mas sim a percepção do que esse recurso pode oferecer: o comando em suas relações com as empresas. De um mero espectador, o consumidor passou a ter um papel ativo de controle das relações empresariais. 

©Austin Distel

Se antes o consumidor estava condenado a buscar as soluções das quais precisava e por vezes não encontrava o que procurava com preço acessível e qualidade aceitável, atualmente ele exige atendimento e produtos de qualidade altíssimas. Esse novo perfil é hiperconectado, multicanal, bem informado e ciente de que pode escolher o melhor atendimento, o melhor serviço e o melhor produto. 

Essa mudança de perfil é significativa e está transformando toda a estrutura do mundo dos negócios. Investir na experiência do consumidor é uma ótima maneira de conquistar e fidelizar cada vez mais clientes! 

Projete para vender mais na internet

Observando o perfil de compra do seu consumidor, pode-se traçar com mais facilidade a projeção de vendas do seu negócio, que nada mais é do que uma previsão feita pela empresa para a soma de receitas que espera receber em um determinado período futuro. O plano de Marketing Digital deve ser iniciado após essa projeção, pois é a partir das vendas que são criadas todas as demais simulações e estratégias.

 

Alguns outros planejamentos dependentes da previsão de vendas:

 

Como fazer a previsão das vendas online

 

Para tomar melhores decisões de negócio, uma boa projeção de vendas é indispensável. Confira alguns métodos que selecionamos e veja qual (ou quais) deles possa ser a melhor opção para o seu negócio: 

 

  Analise suas vendas anteriores

Suas vendas passadas podem ajudar muito na hora de uma nova projeção, pois é por meio delas que se pode fazer uma real análise da sua situação. Ao perceber as variações entre os meses, ficará mais fácil prever quais serão seus futuros passos.

 

Leve em consideração os fatores externos

As considerações sobre o mercado são um ótimo termômetro para as vendas. Como está a economia do país? Quais são as mudanças de consumo dos consumidores? 

 

  Prepare um plano de ações focado em vendas

Inclua estratégias para aumentar seus faturamentos baseado no seu plano de marketing.

 

  Examine a concorrência

Fazer um benchmarking do seu concorrente lhe trará ideias de como se planejar! Portanto, estude tudo o que ele realiza, identifique suas ações, seus preços, entre outros. 

 

  Use ferramentas simples e monitore seus resultados

Métodos simples como planilhas são grandes aliados do planejamento, pois ajudam a prever riscos e fazer um real controle do seu desempenho. Não se esqueça de monitorar os seus resultados para sempre aperfeiçoar o que não tem funcionado como o planejado.

 

Saiba mais sobre definir um plano de Marketing Digital!

 

Após essas definições e avaliações, podem-se realizar análises que ajudem a entender o desempenho da sua empresa. Fazer uma previsão de vendas permitirá a elaboração de ações de marketing ainda mais assertivas – além de auxiliar você e a sua equipe a alcançar os resultados idealizados pelo seu plano de marketing.

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Escrito por Camila Felício

Formada em Publicidade e Propaganda com MBA em Marketing Digital. Atua com gestão de marcas, planejamento, branding e ações para o varejo de moda há 10 anos. É apaixonada por construção de marcas e entusiasta de trade marketing com cursos na área de varejo e gestão de projetos ágeis.

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