Marketing Digital! O que você deve saber para vender mais na internet

Vender em um cenário tão concorrido é um verdadeiro desafio para lojistas. Além de ofertar produtos de qualidade, uma comunicação diferenciada e conhecer muito bem o seu cliente, para um negócio ganhar visibilidade é preciso investir em uma das estratégias mais faladas da atualidade: o Marketing Digital.

Quer atrair, nutrir e potencializar clientes? Então conheça tudo o que você deve saber para vender mais na internet!

 

O que é Marketing Digital

 

O surgimento do Marketing Digital está atrelado ao surgimento da internet. Foi a partir da comercialização da Internet, lá pela década de 1990, que essa nova forma de marketing começou a ser introduzida na vida dos consumidores, ganhando força total há um pouco mais de uma década.

©Diggity Marketing

Mas afinal, o que é Marketing Digital? 

O Marketing Digital nada mais é do que o conjunto de ações que uma empresa (ou pessoa) executa online com o objetivo de ampliar o seu negócio, ganhar mais visibilidade, criar relacionamento com os clientes e, consequentemente, vender mais.

A principal diferença entre Marketing Digital e as estratégias de marketing tradicionais offline é que no Marketing Digital você consegue medir exatamente quais são os resultados da campanha que você planejou para a sua loja, garantindo mais assertividade nas ações.

 

Vantagens do Marketing Digital

A internet mudou completamente a forma como os usuários consomem conteúdo e como as marcas divulgam seus produtos. Porém, hoje as pessoas estão expostas às propagandas e conteúdos todos os dias, o dia todo, num simples clique no celular. 

Assim, pode ser mais difícil se diferenciar da concorrência, sendo nesse momento que entra o Marketing Digital. 

Através das estratégias certas, é muito mais fácil atrair mais clientes para a sua loja.

Dentre as principais vantagens do Marketing Digital na atualidade, podemos citar que ele é mensurável, ou seja, é possível medir em detalhes os resultados das ações e o que funciona ou não para a sua marca.

Além disso, o Marketing Digital é muito mais fácil de ser segmentado, focando no público-alvo e alcançando realmente quem consome o seu produto.

Também é possível gerar propaganda espontânea com pesquisas no Google, sites, anúncios ou redes sociais. Produzir conteúdo de qualidade gera o que chamamos de base, seja por redes sociais, cadastro de e-mail, assinantes do blog, que passam a ser a audiência da sua empresa.

Assim, o Marketing Digital se mostra um ótimo custo-benefício para os empreendedores, já que traz bons resultados até mesmo com baixos investimentos.

 

 

Conceitos de Marketing Digital

Para começar a investir nesse tipo de marketing, é necessário estar ciente de alguns termos comumente utilizados. Conheça alguns deles:

 

  • Persona: as personas são perfis criados que representam o seu consumidor ideal, baseado nos seus clientes reais. Através da escolha das personas é possível fazer campanhas mais assertivas, que atraiam mais consumidores.

 

  • Leads: são os contatos que, através de uma estratégia de Inbound Marketing (como criação de um e-book, ou algum conteúdo em que os usuários tenham que se cadastrar), deixam suas informações como e-mail para que você consiga identificar clientes em potencial e compartilhar informações relevantes que incentivem uma compra futura.

 

  • Funil de Vendas: classificado em Topo de Funil, Meio de Funil e Fundo de Funil, representa a jornada que o consumidor passa até a efetuar a compra em si. Identificar as etapas do funil de vendas é essencial para criar ações para os clientes em cada um das etapas.

 

  • CRM: Customer Relationship Management é um software responsável pela gestão do relacionamento com os clientes.

 

  • CPC: a sigla significa “Custo por Clique” , uma forma de cobrança de anúncios pagos na qual o pagamento é feito pelo número de cliques realizados.

 

  • CTA: “Call-to-action” são botões utilizados em campanhas para direcionar o cliente para outra página. Alguns exemplos são: “baixe agora”, “saiba mais”, “visite o site”, etc.

 

  • Fluxo de Nutrição: é um processo de automação que fornece informações contínuas ao cliente, fazendo-o passar pelo Funil de Vendas e efetuar a compra em si. Aqui a estratégia comumentemente utilizada é a de e-mail marketing, onde através de um envio constante ao leitor com notícias, promoções e novidades, a marca cria um relacionamento com o seu público-alvo.

 

Confira mais termos de vendas que você precisa conhecer para vender mais

 

Como fazer um plano de Marketing Digital

 

Não existe um método universal para todo negócio, cada empreendedor deve analisar qual é a melhor estratégia de sucesso para atrair seus clientes e mensurar os resultados para possíveis ajustes sempre que possível. Dentre as principais estratégias, você pode utilizar sites institucionais, blogs, redes sociais, Inbound Marketing (também conhecido como Marketing de Atração que visa fornecer conteúdo de qualidade de forma gratuita), e-mail marketing, etc.

©Kaleidico

No entanto, qualquer que seja a estratégia escolhida, é preciso que você crie um plano de Marketing Digital para prever possíveis cenários, obstáculos e focar em resultados específicos. 

 

Pode parecer difícil, mas com alguns passos pré-determinados é efetuar um planejamento eficiente para a sua loja. Confira:

 

  1. Defina a persona, ou seja, o público em que será focado o conteúdo.
  2. Realize benchmarking, uma análise aprofundada das melhores práticas utilizadas por negócios do mesmo setor, seus concorrentes.
  3. Defina seus objetivos a curto, médio e longo prazo.
  4. Estabeleça quais metas você quer atingir.
  5. Defina os canais que serão utilizados para a construção de conteúdo. Exemplo: quais redes sociais você irá utilizar para se comunicar com seu público, e-mail blog, entre outros.
  6. Defina os conteúdos que serão produzidos em cada canal.
  7. Produza um calendário de publicações que mantenha uma frequência constante.
  8. Monitore seus resultados.
  9. Potencialize as ações que deram certo.
  10. Retire ou ajuste o que deu errado.
  11. Seja consistente e não perca o foco.

 

Com o plano de Marketing Digital preparado, as chances de você ter bons resultados são ainda maiores.

Quer ter os melhores resultados na sua loja de roupas? Então ofereça os melhores produtos aos seus clientes! Faça seu pedido agora pelo Venda Mais, a loja online do Grupo Elian exclusiva para lojistas!

 

Juliana Maia

Escrito por Juliana Maia

Formada em Gestão de Marketing e em Produção e Design de Moda, com MBA em Gestão de Projetos. Branding, Direcionamento e Gestão de Marcas e Pesquisa de Cultura de Moda. Vivendo no mundo da comunicação e do marketing de moda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *