Gestão com excelência! Termos de vendas que você precisa conhecer

Com o surgimento de novas técnicas e estratégias de vendas, muitos termos de vendas surgem a todo momento, podendo confundir os empreendedores sobre o seu significado.

É de extrema importância que você esteja atualizado do vocabulário de vendas para melhor controle e gestão da sua loja. Por isso, selecionamos alguns termos para lhe ajudar a ser um expert em vendas. Confira!

 

B2B

A sigla B2B se refere à “Business to Business“, ou seja, de empresa para empresa.

O significado de B2B nada mais é do que duas empresas que fazem negócios como cliente e fornecedor, como é o caso do Venda Mais, a loja virtual do Grupo Elian desenvolvida exclusivamente para os lojistas fazerem seus pedidos online!

 

B2C 

Diferentemente do B2B, o termo B2C refere-se a “business-to-customer”, ou seja, uma empresa que vende seu produto diretamente ao consumidor final, a pessoa física.

Se você possui uma loja física, loja online ou até mesmo vende pelo Instagram, você já está trabalhando em formato B2C. 

Baixe agora o Guia Básico de como vender moda na Internet e aumente as suas vendas! 

 

CRM  de Vendas

CRM (Customer Relationship Management) trata-se do gerenciamento do relacionamento com seus clientes e tem a função de coletar todas as informações necessárias para entender o comportamento do consumidor.

É preciso encontrar um bom software de gerenciamento para a sua loja e saber aplicar técnicas de CRM para melhorar as vendas e entregar uma comunicação mais personalizada.

 

Cross Selling

O termo Cross Selling, se traduzido, significa venda cruzada, ou seja, é uma estratégia de venda que consiste em vender mais produtos do que o cliente tinha inicialmente pensando.

Em Visual Merchandising, o Cross Selling acontece quando é colocado uma blusa perto de uma calça, por exemplo. Peças que podem ser usadas juntas e que criam o desejo de compra no cliente. 

©Artem Beliaikin

 

 

Customer Centric Selling 

Metodologia que tem por fundamento colocar o cliente no centro das vendas, escutando suas necessidades, entendendo seus problemas e só depois indicando as melhores alternativas e mostrando os seus produtos.

 

Customer Experience

Significa “Experiência do Consumidor” e consiste em estratégias e ações para ganhar confiança do consumidor e se destacar da concorrência, pensando sempre em proporcionar uma experiência diferenciada desde a pré-venda, até o pós-venda.

 

Customer Success

É o “Sucesso do Cliente”, a área dentro do empreendimento responsável por garantir que o cliente fique satisfeito com seu produto e/ou serviço e pensar em soluções que melhorem a sua vida. É totalmente focado em relacionamento com o consumidor e em sanar as suas necessidades.

 

Follow-up

O termo Follow-Up refere-se ao acompanhamento das vendas em todas as suas etapas, funcionando também para estreitar o relacionamento com o consumidor e mostrar que se importa com as suas necessidades.

 

Funil de Vendas

É o mapeamento do cliente durante o seu processo de compras, fundamental para determinar a jornada de compra. De modo geral, o funil é divido em 3 etapas:

 

1.Topo de funil : o cliente ainda não sabe muito bem que tem um problema ou oportunidade de negócio. É aqui em que deve ser despertado o interesse pelo seu produto. 

  1. Meio de funil: o comprador já sabe que tem um problema, pesquisa sobre e as soluções para o mesmo.

3. Fundo de funil: comprador está comparando as opções disponíveis e considerando a melhor para a sua realidade. 

 

Jornada de Compra

É o caminho que o cliente percorre até adquirir o seu produto ou serviço. A jornada de compra de um consumidor geralmente é feita nas seguintes etapas:

Etapa de descoberta – o consumidor ainda não sabe qual é o seu problema, mas está procurando o que é a sua dificuldade.

Etapa de consideração – o consumidor descobre qual é o problema e está procurando soluções para o mesmo.

Etapa de decisão – ciente do problema e com as possíveis soluções, ele busca a melhor opção para efetivar a decisão de compra.

 

KPI

KPI é a sigla para o termo em inglês Key Performance Indicator, que em tradução literal, significa indicador-chave de desempenho

Trata-se de indicadores de desempenho – como faturamento bruto e ticket médio, por exemplo – que auxiliam no acompanhamento de vários setores, ajudando a delimitar estratégias, ações de marketing e até mesmo a melhorar o mix de produtos para a sua loja. 

©Taras Shypka

Quer saber mais sobre os KPI’s? Conheça 10 indicadores de vendas que você deve analisar para ter mais vendas! 

 

Prospecção

Você faz a prospecção da sua loja? Fundamental para o sucesso de um empreendimento, a prospeção se refere às estratégia de captação de clientes de forma ativa. Ou seja, como você atrai possíveis clientes através de diferentes canais (email, telefone, redes sociais), sem que eles venham atrás da sua loja.

Pensar na prospecção, ou seja, na pré-venda dos produtos da sua loja, é item essencial para aumentar as vendas e conquistar a fidelização de clientes

 

Taxa de Conversão 

Um dos termos de vendas mais utilizados é a conversão. A taxa de conversão é uma métrica muito importante para mensurar os resultados da sua loja, entender como está o retorno dos investimentos e até se as estratégias de marketing estão funcionando.

A taxa de conversão pode ser calculada a partir da quantidade de pessoas que entraram na sua loja e a quantidade de pessoas que compraram, ou seja:

Taxa de Conversão = número de vendas ÷ pelo total de visitas na sua loja.

 

Agora que você já conhece mais o vocabulário de vendas, quais os termos que você mais utiliza na sua loja de roupas? Compartilhe com a gente!

 

Camila Felício

Escrito por Camila Felício

Formada em Publicidade e Propaganda com MBA em Marketing Digital. Atua com gestão de marcas, planejamento, branding e ações para o varejo de moda há 10 anos, entusiasta de trade marketing com cursos na área de varejo e gestão de projetos ágeis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *