Vender é uma missão que exige comprometimento, paciência e muita preparação. Segundo pesquisa de uma empresa americana chamada Salesforce, 89% dos brasileiros consideram a experiência de compra e o bom atendimento tão importantes quanto a qualidade do produto o serviço.

Nesse sentido, saber como manter uma equipe motivada é fundamental para o bom funcionamento de um negócio. Saber vender não é dom, é treinamento!

Confira agora 4 dicas do Crescer com Elian para ter uma equipe de vendas de sucesso e vender mais!

 

1. Tenha um bom planejamento

O bom planejamento é a base do sucesso de todo empreendimento. E tal planejamento também precisa estar muito alinhado e claro com toda a equipe para um melhor fluxo de trabalho e maior confiança por cada membro da sua equipe. 

©Kaleidico

Assim, é importante compartilhar com a sua equipe de vendas sobre o planejamento e metas do mês, do semestre e também do ano da loja. Faça reuniões semanais para alinhar as metas com a equipe, gerenciar possíveis conflitos, e para todos estarem focados no mesmo objetivo, além de indicar metas individuais para cada colaborador.

Elabore um PDI – Plano de Desenvolvimento Individual – para os membros da sua equipe. O PDI é um plano de ação, composto de ações e estratégias que levará o indivíduo de um estado atual para um estado desejado, ou seja, o PDI serve como suporte para que o profissional não perca o foco e esteja alinhado com um objetivo de longo prazo.

 

Confira um exemplo de PDI: 

Liderança: quem gerencia a equipe e assume as responsabilidade

Foco a desenvolver 1: Influência 

Ações de PDI: buscar livros, artigos e treinamentos para desenvolver essa habilidade.

Treinar de forma prática com a equipe as melhores estratégias para ter mais influência e crebilidade.

Foco a desenvolver 2: Empatia

Ações de PDI: buscar treinamentos e exercícios para desenvolver mais a empatia. Trocar experiência com outros líderes para saber técnicas para saber escutar e resolver os problemas da equipe.


Um bom planejamento também leva em consideração os melhores produtos para a equipe vender. Faça agora o seu pedido pelo Venda Mais, a loja virtual do Grupo Elian exclusiva para lojistas!

 

2. Busque motivação diariamente

O sucesso da sua loja de roupas está diretamente ligado à satisfação da sua equipe de vendas em seu negócio. Por isso, é necessário investir com frequência em estratégias para motivar a sua equipe e também determinar os indicadores de sucesso da sua loja para saber como avaliar a equipe e direcioná-la da maneira correta.

Além disso, um bom ambiente de trabalho e experiências diferenciadas fazem toda a diferença para a equipe. E não é preciso investir muito, um happy hour, ou um mesmo café da café especial já deixam a sua equipe mais motivada.

 

3. Deixe claro o processo de venda

Como é o processo de venda da sua loja? Quais são os itens fundamentais para fidelizar os seus clientes?

Tais informações são essenciais para que a sua equipe alcance os resultados que você deseja.  

Assim, é fundamental deixar claro o processo de venda que um membro da equipe precisa seguir ao estar com um cliente. Geralmente, esse processo é feito em 5 passos, podendo ser personalizado de acordo com o perfil do seu público-alvo e também com os seus objetivos.

 

  • Reconhecimento do problema: mostrar para o cliente uma necessidade e começa a fornecedor soluções para o problema. Exemplo: postar produtos de frio assim que as temperaturas começarem a baixar.
  • Busca de informações sobre o produto: fornecer o maior número possível de informações ao cliente sobre os produtos que podem sanar a necessidade.
  • Avaliação das alternativas: Pensar em estratégias que comprovem que o seu produto é a melhor alternativa dentre todas as opções da concorrência.
  • Compra: nessa etapa, é preciso deixar claro para a equipe a importância de um bom atendimento, de saber ouvir o cliente e como abordar o cliente para realizar uma boa venda
  • Pós-compra: tão importante quanto as outras etapas, o pós-compra está relacionado a todas as estratégias para fidelizar o cliente, como feedback do seu cliente pelo produto, ao envio de pesquisas de satisfação, a uma ligação para saber como foi a compra na sua loja, ao envio de felicitações em datas comemorativas, etc.

 

4. Treine uma equipe de vendas de sucesso

Equipe bem treinada é equipe que vende. Invista frequentemente em vários tipos de treinamentos para os seus colaboradores, como gestão das atividades do dia a dia, dicas práticas para criar organização e até mesmo como gerir melhor o tempo de trabalho.

©You X Ventures

Através do PDI é possível identificar as principais dificuldades que sua equipe enfrenta diariamente e analisar os melhores treinamentos para ajudá-los.

Também é fundamental treinar a equipe a cada coleção, compartilhando sobre as principais tendências, os produtos de destaque que devem estar nos pedidos dos consumidores, tecidos, modelagens e as metas para cada segmento da sua loja.

Outro elemento que sua equipe deve estar é o pós-venda. Saber como se comunicar com o cliente após uma compra é um truque valioso para fidelizar seus consumidores. 

 

Lembre-se: Quanto mais clientes na recompra, mais sustentável será o seu negócio.

 

E por falar em comunicação, ela nunca pode faltar em uma equipe de vendas. É preciso que o líder reúna os vendedores com frequência, dê feedbacks e escute críticas e sugestões. O diálogo entre a equipe é essencial para criar um vínculo de confiança e, consequentemente, vender mais.

Quais os métodos que você usa para gerenciar a sua equipe de vendas? Compartilhe com a gente!

Quer ser um revendedor de moda da melhor forma e qualidade? Acesse nossa  loja virtual para varejistas de moda ou entre em contato com nossa equipe pelo whatsapp: (47)99945-9234

 

Avatar

Publicado por Grupo Elian

Há quase 03 décadas vestindo crianças, adolescentes e adultos com roupas de qualidade, estilo e muito conforto. O Grupo Elian é responsável pelas marcas Elian, Elian Beats, Colorittá e Marialicia, presente em todo o Brasil e também no exterior.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *