8 obstáculos que te impedem de vender mais

Ainda que seu negócio precise de vários fundamentos, como satisfação do cliente, fidelização e uma boa equipe, aumentar as vendas da sua loja é sempre um dos objetivos centrais. Afinal, loja que não vende não consegue se manter.

Segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 700 mil empresas são abertas por ano. Porém, de cada 10 organizações, 6 fecham as portas antes de 5 anos de existência.

Não está conseguindo aumentar os lucros da sua loja? Conheça agora 8 obstáculos que te impedem de vender mais!

Desconhecer o mercado

Como você quer que a sua loja aumente as vendas, se você conhece o mercado para se diferenciar?

Pesquisar frequentemente sobre as oportunidades, o seu nicho de negócio, além de conhecer a concorrência é item essencial para o sucesso da sua loja.

É preciso que você saiba quem são seus principais concorrentes, qual o perfil de seu cliente ideal, qual o melhor foco de atuação segundo, as necessidades do mercado, que o deve ser aprimorado na sua loja para se destacar, quais as melhores estratégias de vendas e muito mais.

Conhecer o mercado é uma grande arma competitiva, já que a maioria dos lojistas fica estagnado, esperando soluções aparecerem a sua porta.

 

Falta de identificação do público-alvo

Conhecer o público-alvo é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. Através do perfil do seu consumidor ideal, é possível criar uma comunicação eficiente, além da gestão de marketing, do treinamento da equipe e de que produtos você deve oferecer na sua loja.

 

Para definir o seu público, faça pesquisas com os clientes que você já possui, verifique as pesquisas de mercado já realizadas, saiba os pré-requisitos para consumir seus produtos e documente tudo, afinal, quanto mais informações você tiver, mais fácil será encontrar o perfil do seu público e oferecer uma melhor experiência do consumidor.

 

Falta de planejamento do negócio 

Um dos principais fatores responsáveis pela falência das empresas, principalmente de pequenos negócios, é a falta de planejamento estratégico. Muitos empreendedores desvalorizam a importância de um bom planejamento, o que gera muitos problemas para o negócio.

©J. Kelly Brito

Sem um planejamento adequado para a sua loja, um controle de estoque, um bom fluxo de caixa, você pode ter custos mais elevados do que o necessário, desconhecer e não se preparar para as dificuldades da loja, não possuir um posicionamento claro, não conseguir fidelizar os clientes, além de estar mais suscetível às crises e dificultar o crescimento.

Não possuir um mix adequado de produtos na loja

Um dos argumentos mais importante para vender mais? Ter produtos de qualidade e que façam sentido para o seu cliente!

 

Imagine o seguinte cenário: você possui uma loja infantil, em que seu público em geral são mães que buscam roupas confortáveis e bonitas para o dia a dia de seus filhos.

Porém, na sua loja o maior mix disponível são vestidos e roupas de festa para as crianças.

Você acha que conseguirá atingir o seu consumidor dessa maneira? Provavelmente não.

Por isso, é imprescindível que você faça compras assertivas na sua loja.

O Grupo Elian possui uma loja exclusiva para lojistas, o Venda Mais em que você pode fazer pedidos na distância de um clique!

 

Deixar de definir metas e indicadores de desempenho

Para que o seu negócio prospere, é necessário definir metas para a sua equipe. Além de motivar os colaboradores, as metas funcionam como uma estratégia para acompanhar o desempenho dos processos da sua loja.

Tenha os KPI’s, também chamados de indicadores de desempenho, bem definidos para avaliar melhor sua equipe e aumentar as vendas do seu negócio. 

 

Escassez de equipe qualificada 

Além de um bom planejamento, produtos de qualidade e metas bem definidas, é necessário que a sua equipe de vendas esteja alinhada com os objetivos da sua loja.

Invista em treinamentos, profissionais qualificados e busque as melhores estratégias para oferecer um bom ambiente de trabalho para os colaboradores.

Não se esqueça de acompanhar os resultado e também a desenvoltura da sua equipe. Faça reuniões com frequência, converse com cada membro individualmente, e seja sempre um líder que escuta, ajuda a equipe e gerencia conflitos.

 

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Falta de comunicação e ações para incentivar a vender mais

Não é possível aumentar as vendas do seu negócio se os clientes não sabem o que você oferece. É preciso focar na comunicação da sua loja, seja pelas redes sociais, por e-mail marketing ou até pelo boca a boca.

©freestocks.org

Invista em ações de Marketing Digital, em métodos para divulgar a sua loja gastando pouco. Uma boa comunicação e ações certeiras para o seu público são a chave do sucesso do varejo!

 

Esquecer de dar atenção ao pós-venda 

A fidelização de um cliente não acaba na hora que ele passa o cartão na sua loja. É preciso que você e a sua equipe estejam diariamente preocupados com o pós-venda dos produtos.

Faça pesquisas de satisfação, ligue para o cliente, envie mensagens e descontos especiais em datas como o aniversário, faça uma lista de contatos para enviar as novidades por WhatsApp e muito mais. 

Ao manter um bom atendimento após a venda, o cliente percebe a seriedade e a importância que sua empresa dá aos consumidores e cria uma relação mais próxima.

Quais os principais obstáculos da sua loja e as suas estratégias para vencê-los? Queremos saber!

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Escrito por Camila Felício

Formada em Publicidade e Propaganda com MBA em Marketing Digital. Atua com gestão de marcas, planejamento, branding e ações para o varejo de moda há 10 anos. É apaixonada por construção de marcas e entusiasta de trade marketing com cursos na área de varejo e gestão de projetos ágeis.

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