Conheça as boas práticas de fidelização de clientes

A base do varejo são os clientes. São eles que ditam o comportamento de consumo, o ritmo das vendas e, obviamente, os lucros. 

Além de atrair novos clientes, é essencial desenvolver estratégias para fidelizá-los, afinal, você quer que seu cliente compre na sua loja mais de uma vez, certo?

Clientes fidelizados são clientes felizes com o negócio, que aumentam a credibilidade e geram divulgação espontânea, já que provavelmente irão recomendar a sua loja para amigos, familiares e conhecidos. O famoso boca a boca – também conhecido como Marketing de Referência – faz toda a diferença para criar visibilidade e trazer melhores resultados.

Quer vender ainda mais? Então conheça as boas práticas de fidelização de clientes!

 

O que você precisa fazer para fidelizar clientes?

É fato: você só conseguirá fidelizar clientes se você conhecer o seu público. 

Com o público definido, é possível pensar nas melhores ações para encantar o perfil do seu cliente, chamando a atenção das pessoas certas.

©Scott Webb

Para isso, você pode pensar nas seguintes perguntas:

 

  • Quem são os meus clientes potenciais?
  • Qual a idade? Sexo?
  • Qual é o perfil do meu público-alvo?
  • Qual é o meio mais utilizado por eles para fazer as compras? Loja física, internet?
  • O que essas pessoas esperam dos produtos/serviços que buscam? Qualidade? Preço? Agilidade de atendimento?

 

Outro ponto fundamental é investir em atendimento de – muita – qualidade. Ser bem atendido é o principal pré-requisitos de um consumidor. Dê todo o suporte necessário, faça uma boa abordagem ao cliente, entenda o cliente e prometa somente o que a sua loja pode cumprir.

Lembre-se de ter indicadores e metas para mensurar os resultados com frequência. Assim é possível adaptar ações que não estão funcionando tão bem e intensificar as que estão trazendo mais lucro para a sua loja.

 

Quais são as melhores estratégias de fidelização?

Cada empreendimento é diferente, assim se faz necessário pensar em estratégias diferenciadas para cada negócio. Porém, existem algumas ideias principais que podem ser levadas como ponto de partida para a sua loja investir em fidelização: 

 

  • Envie conteúdo exclusivo com informações, promoções e ofereça vantagens e benefícios pelo WhatsApp.
  • Invista no Marketing de Relacionamento
  • Crie promoções irresistíveis, como bônus na primeira compra, peças de lançamento com descontos em determinado período, etc.
  • Ofertas relâmpago para incentivar a compra por impulso.
  • Desenvolva um Programa de Fidelidade.
  • Ofereça uma Experiência de Consumidor diferenciada.

 

Seja qual for o método escolhido, é preciso colocá-lo em prática e adaptá-lo sempre que necessário para trazer melhores resultados conforme o seu público.

 

Como fidelizar clientes e aumentar a recompra no seu e-commerce

Fidelizar o cliente no e-commerce é muito importante para a sua loja, pois a visibilidade é ainda maior. Você quer que o cliente veja a sua loja como referência e a primeira opção ao pesquisar sobre determinado produto, por isso, é preciso pensar em estratégias para aumentar a recompra no seu e-commerce.

Existem algumas boas práticas para manter seu cliente fidelizado e relacionamento é, sem dúvidas, a mais importante delas.

©Andrew Neel

Marcas tendem a ter mais sucesso quando se mostram uma persona amiga do consumidor, que atende às necessidades, sabem ouvir e trocam experiências. A conexão emocional do cliente com a marca é a mais eficiente para fidelizar e gerar divulgação espontânea para a sua loja.

Outra boa estratégia para fidelizar clientes é oferecer um bônus, desconto ou brinde para ser utilizado na próxima compra, assim como oferecer uma embalagem diferenciada, um bom serviço de transporte para não atrasar a entrega e um pós-atendimento excelente.

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Escrito por Camila Felício

Formada em Publicidade e Propaganda com MBA em Marketing Digital. Atua com gestão de marcas, planejamento, branding e ações para o varejo de moda há 10 anos. É apaixonada por construção de marcas e entusiasta de trade marketing com cursos na área de varejo e gestão de projetos ágeis.

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