A troca de coleção pode ser uma verdadeira dor de cabeça para os varejistas. Enquanto os clientes querem ser surpreendidos com novidades de uma nova coleção, preparar a loja, selecionar o mix de produtos, organizar o estoque e todas as tarefas a serem cumpridas para o lançamento, impacta profundamente a rotina de uma loja de roupas.

Então, como organizar a loja de roupas para a troca de coleção de forma efetiva e sem grandes transtornos? Confira nas dicas do Crescer com Elian!

 

Planejamento: troca de coleção e lançamento

Para qualquer ação feita dentro de uma loja de roupas, nada melhor do que um bom planejamento. 

Nesse caso, é preciso planejar dois cenários que estão acontecendo de forma simultânea: a troca da coleção antiga e a organização do lançamento da nova coleção.

Para a troca de coleção, é preciso analisar as melhores estratégias para limpar o estoque e trocar a comunicação da loja.

 

Se você possui uma loja de roupas infantis, confira ideias de promoções criativas para vender mais

 

Já para o lançamento, é preciso planejar a vitrine, o evento de lançamento, selecionar e organizar o mix de produtos, além de criar a nova comunicação da coleção.

É muito importante que a troca de coleção seja determinada já no planejamento do seu calendário comercial e que você se prepare para fazer compras assertivas de produtos para a sua loja de acordo com o perfil dos seus clientes.

Analise a possibilidade de preparar um coquetel de lançamento ou alguma experiência de compra que chame atenção do seu cliente para essa entrada de novos produtos na loja. Nesse momento é importante gerar desejo nos consumidores.

 

Prepare a sua equipe

Equipe que alcança boas vendas é equipe treinada. Por isso, é fundamental que – antes da troca da coleção e já com os produtos selecionados – você treine a sua equipe para a nova coleção.

Forneça informações sobre as novidades, quais são os diferenciais dos produtos, o que deve ser priorizado na venda, se há produtos com brindes, com itens exclusivos, peças que estão em alta e que podem atrair atenção do consumidor. 

Nesse momento, as metas de vendas também devem ser indicadas para que a equipe esteja focada nas vendas da nova coleção.

©You X Ventures

Uma boa dica é investir em um treinamento com algum profissional – como uma Personal Stylist – para capacitar sua equipe em relação à tecidos, modelagens, cores, etc.

Não se esqueça de pedir ao representante todos os conteúdos disponíveis para divulgar na sua loja e também se preparar para a nova coleção.

Construir uma boa equipe é a chave do sucesso para a sua loja de roupas. Baixe agora nosso e-book exclusivo “Retenção de Talentos”! 

 

Faça uma auditoria do estoque

Antes de chegarem os pedidos dos produtos da nova coleção, é essencial que você faça uma auditoria do estoque atual e entenda quais são os saldos e produtos que precisarão de uma ação para finalizar os estoques. Além disso, analise se há produtos que podem ser utilizados na loja também na próxima coleção, como as peças mais básicas e que sempre tem um bom fluxo de vendas.

A gestão do estoque é um processo que requer muita atenção e é importante que a sua equipe saiba quais produtos são da coleção antiga e quais são os novos (e que devem ir para frente da loja). No estoque, sempre separe de forma prática os produtos antigos dos novos para não gerar confusões na correria do dia a dia.

 

Dúvidas de como controlar o estoque da sua loja? Confira nossas dicas exclusivas! 

 

Após realizar a auditoria do seu estoque e analisar a quantidade de produtos antigos que ainda restaram, é hora de pensar em promoções e ações eficientes para liquidar os saldos da sua loja, como oferecer combos de peças selecionadas em um valor promocional.

 

Organize a loja

Organizar a loja de forma estratégica ajuda a surpreender o cliente com as novidades e, consequentemente, a aumentar as vendas. 

Aproveite a chegada de novos produtos para colocá-los nas áreas quentes da loja, como vitrine, balcão de entrada, araras mais próximas da entrada, etc.

©Markus Spiske

Já os produtos básicos, que sempre tem boa procura, podem ficar na área fria (como fundos da loja) para chamar a atenção do consumidor e trazer fluxo para essa parte.

DICA: deixe produtos como acessórios e itens que chamam a atenção do consumidor pela beleza no caixa da loja, para incentivar a venda por impulso.

A vitrine deve ganhar atenção redobrada na troca de coleção. Planeje uma vitrine diferenciada, invista em elementos que remetam à nova estação e coloque os produtos de destaque na vitrine de lançamento para atrair os clientes para a loja.

Para lhe ajudar nesta tarefa, baixe agora o e-book: Segredos para montar a melhor vitrine! 

Traga os melhores produtos para a sua loja! Faça agora seu pedido no Venda Mais, a loja virtual do Grupo Elian exclusivas para lojistas.

Ainda não se preparou para a próxima troca de coleção? Confira os lançamentos do Grupo Elian para a Primavera Verão 2019/20 das marcas Elian, Colorittá e Marialícia.

Quer ser um revendedor de moda infantil e adulta? Converse com a nossa equipe do whatsapp:(47)99945-9234

 

 

 

Avatar

Publicado por Grupo Elian

Há quase 03 décadas vestindo crianças, adolescentes e adultos com roupas de qualidade, estilo e muito conforto. O Grupo Elian é responsável pelas marcas Elian, Elian Beats, Colorittá e Marialicia, presente em todo o Brasil e também no exterior.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *