Como criar uma ótima campanha de incentivo de vendas

O sucesso de uma loja de roupas vai além de apenas ter bons produtos. A equipe de vendas é fator crucial para que as vendas aumentem e que o seu empreendimento tenha visibilidade. 

Uma estratégia eficiente para motivar a sua equipe e gerar melhores resultados é investir no que chamamos de Marketing de Incentivo.

Baseado em 3 elementos – motivação, reconhecimento e recompensa – o Marketing de Incentivo visa criar ações e campanhas para motivar colaboradores e equipes de trabalho.

Quer aumentar o rendimento da sua equipe e vender mais? Descubra agora como criar uma ótima campanha de incentivo de vendas!

 

Defina o tipo de campanha

Antes de iniciar a sua campanha de incentivo, é preciso definir que tipo de campanha será. Vale lembrar que comissões de vendas não entram no quesito de campanha de incentivo, já que são parte da política de trabalho.

©Bonneval Sebastien

Assim, de acordo com o perfil da sua equipe de vendas, selecione o tipo de campanha que pode ser feita, sendo as mais comuns:

 

  • Prêmio para quem vender mais
  • Prêmio para quem fidelizou mais clientes durante determinado período
  • Prêmio para os que vendem mais se toda a equipe atingir a meta, motivando assim todos os colaboradores
  • Prêmio acumulado: a cada determinado valor em vendas, o vendedor ganha um ponto. Ganha quem possuir mais pontos ao final do período.
  • Sorteio acumulado: a cada determinado valor em vendas, o vendedor ganha um ticket. Ao final de um período é realizado o sorteio do vencedor, proporcionando mais chances a todos os envolvidos.

 

É importante separar a meta por ação ou por marca – essa que depende do tipo de campanha. 

Se for uma campanha que premia em volume, considerar quem vendeu mais. Já se for uma campanha que considera crescimento por marca, deve-se separar meta por marca de acordo com o valor X desafio que é vender ela. 

Além disso, uma campanha pode contar com mais de uma meta, como por exemplo: 

 

Campanha de vendas do mês: 

  • Meta 01: maior faturamento em itens complementares 
  • Meta 02: maior faturamento em marca premium 

A soma dos resultados das metas 01 e 02 gera o ganhador do mês. 

 

Você deve entender qual potencial de cada vendedora e acordar essa meta em cima do tipo de campanha.  

 

Escolha o prêmio

Após definir o tipo de campanha a ser realizada, é hora de escolher qual o prêmio de cada campanha. Aqui também é importante levar em consideração o perfil da sua equipe, analisando qual o prêmio que irá motivá-los mais.

Viagens e quantias em dinheiro são os prêmios que mais atraem os colaboradores, porém, também é possível pensar em outras opções que podem até serem somados, como:

 

  • Viagens
  • Viagem com a família
  • Dinheiro
  • Smartphone
  • Tablets
  • Computadores
  • Cursos
  • Televisores
  • Ingresso para algum evento específico, como um festival
  • Bolsa de estudos para os filhos

 

Se quiser inovar, você também pode oferecer algo como um mês de férias ao ganhador, ou até mesmo uma promoção no cargo.

Para que todos os seus colaboradores tenham a chance de ganhar, é preciso que eles estejam preparados. Por isso, é fundamental investir em treinamentos de como realizar uma boa venda e abordar os clientes

 

O passo a passo para uma campanha de incentivo 

Assim como uma campanha de Marketing Digital, uma campanha de Marketing de Incentivo só começa a partir de um bom planejamento. É preciso pensar nas fases da campanha e saber comunicá-las à equipe para motivá-los diariamente.

©Bonneval Sebastien

Confira os 4 passos principais de uma campanha de incentivo:

 

  • Criação de planejamento: definir o tipo de campanha, o prêmio, o regulamento com todos os critérios da campanha e desempates e como será a mecânica da ação. Um ponto importante do planejamento é definir o período da campanha para entender a meta e o tempo para atingi-la.  O período pode ser definido por coleção quando é volume, pode ser atrelado ao mês para fechar meta de faturamento, pode ser semanal atrelado a uma data sazonal. Mas é importante entender o dia com horário para começar e terminar.

 

  • Lançamento: Enviar e-mail marketing, cards no WhatsApp e explicar pessoalmente sobre a campanha em um lançamento. Deixe o momento mais especial oferecendo um café diferenciado para a sua equipe no dia, por exemplo.
    No lançamento deve ficar claro aos participantes como será feita a campanha, a premiação e as regras, que também deve estar contidas nos materiais digitais e impressos.

 

  •  Acompanhamento: além de lançar a campanha, é importante motivar sua equipe diariamente para que continuem em busca da meta. Envie e-mails lembrando do prêmio e também com os resultados parciais da campanha (que podem ser feitos semanalmente, até o fim do período). Acompanhe de perto e compartilhe evolução com a equipe de vendas. Trabalhar dessa maneira puxa todas para o objetivo final e também motiva a atingir o objetivo.

 

  • Premiação: gerar um sentimento de dever cumprido é uma tarefa importante ao final da campanha de incentivo. Prepare um jantar ou um evento diferenciado para anunciar o vencedor da campanha. Com uma programação especial, mesmo que só um da equipe vença, todos estarão compartilhando de um momento diferenciado e isso irá motivá-los para futuras campanhas.

 

Confira mais dicas de como motivar a sua equipe de vendas! 

 

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Escrito por Camila Felício

Formada em Publicidade e Propaganda com MBA em Marketing Digital. Atua com gestão de marcas, planejamento, branding e ações para o varejo de moda há 10 anos. É apaixonada por construção de marcas e entusiasta de trade marketing com cursos na área de varejo e gestão de projetos ágeis.

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