Como estar por dentro das tendências da moda e fazer uma compra assertiva

Todo lojista quer trazer o melhor mix de produtos para a sua loja e, ainda, fazer uma compra que não deixe peças paradas no estoque.

Mas você sabe o que é preciso para ser um comprador de sucesso?

Conhecimento de mercado de varejo, saber pesquisar tendências de moda, além de estudar e observar determinados pontos são indispensáveis para ter uma boa estratégia de compras na sua loja de roupas.

Saiba como como estar por dentro das tendências da moda e fazer uma compra assertiva com as dicas exclusivas do Crescer com Elian!

 

Estude o seu público

Um dos pontos mais importantes ao abrir uma loja de roupas é definir o público-alvo a ser trabalhado. Com um público definido, é possível pensar em estratégias de Marketing e como se comunicar da maneira correta para atrair mais clientes.

©Alejandro Escamilla

Estudar o público da sua loja é estratégia fundamental para definir o comportamento de compra e selecionar os melhores meios para conhecer as tendências que agradam aos seus clientes, além de fazer compras mais assertivas.

 

Algumas perguntas que podem lhe ajudar a nesse quesito são:

  • Que tipo de conteúdo atrai meu público?
  • Onde consomem conteúdo? (Internet, revistas, televisão, redes sociais, etc)
  • Meus clientes seguem tendências de moda? Se sim, qual o principal estilo?
  • O que meus clientes preferem: preço, qualidade ou tendências?
  • Quais são as pessoas que influenciam meu público? (Influencers, atores, etc)

 

Análises devem ser feitas com frequência para atualizar informações e determinar a melhor estratégia para a sua loja, sempre pensando em ações que sigam o calendário comercial de varejo (link post).

Faça das redes sociais uma ferramenta de pesquisa

Uma das formas mais rápidas e importantes para encontrar informações sobre o seu público atualmente são através das redes sociais. O primeiro passo é encontrar a rede social em que se público está presente e consome conteúdo, como Facebook, Instagram e Twitter.

É na rede social que você vai encontrar as tendências que os seus clientes gostam, concorrentes que eles seguem, além do mix de produtos que eles procuram em lojas.

Você pode selecionar alguns clientes fidelizados e fazer uma pesquisa no Instagram, por exemplo, analisando quais são as marcas que seus clientes seguem, além dos influencers.

Perceba o tipo de produto que as marcas vendem, os produtos que os influencers usam e divulgam, tudo isso serve como informação das futuras tendências e também o ajuda a escolher o seu mix de produto para as próximas estações em montar um estoque certeiro.

Além de serem aliadas para descobrir as tendências de moda, as redes sociais podem lhe ajudar a vender ainda mais.

Confira dicas exclusivas de como criar engajamento pelas redes sociais.

Caso seu público assista muitas novelas e seja influenciado pelo conteúdo fornecido pela televisão, uma boa dica é seguir nas redes sociais o elenco da novela de maior audiência, assim você consegue perceber tendências e provavelmente muitas peças que os clientes irão procurar na sua loja.

Lembre-se que tudo é informação e pode ser usado como estratégia. Tire um tempo diariamente para olhar as redes sociais e verificar qual o comportamento de consumo do seu público.

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Observe o fluxo de vendas

Nada melhor que observar no dia a dia quais são as melhores tendências e também o que realmente vende, não é mesmo?

Nesse sentido, é fundamental observar como anda o fluxo de vendas da sua loja, tanto atualmente, quanto em coleções passadas.

Quais foram as peças que mais venderam? Que tipo de produtos ficaram parados no estoque? Perguntas como essas são cruciais para tomar decisões para compras futuras.

©Victor Xok

Outro passo importante é definir a frequência das compras que serão feitas para a sua loja e quantos dias de vendas o estoque deverá suprir. Com uma frequência determinada é possível fazer compras mais assertivas e que sempre ofereçam novidades aos seus clientes.

Se você determinar que a cada 30 dias serão feitas as compras da sua loja, por exemplo, você consegue fazer um melhor planejamento de compras de acordo com as suas pesquisas de tendências.

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Escrito por Juliana Maia

Formada em Gestão de Marketing e em Produção e Design de Moda, com MBA em Gestão de Projetos. Branding, Direcionamento e Gestão de Marcas e Pesquisa de Cultura de Moda. Vivendo no mundo da comunicação e do marketing de moda.

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