Planejando o layout da sua loja infantil – como fazer direito

O layout de uma loja influência diretamente na decisão de compra dos consumidores. Planejar o layout da loja de maneira funcional é essencial para que a experiência do cliente seja positiva e que induza o comportamento de compra.

Um bom ambiente da loja também influencia as atividades dos funcionários, interferindo na satisfação e produtividade da sua equipe.

Percebe-se assim, a importância de criar um layout eficiente e que traga bons resultados para a sua loja infantil. Confira nossas dicas para montar um layout infalível!

1. Identifique os elementos de um layout

O primeiro passo para montar um layout de loja eficiente é o planejamento. É preciso analisar o espaço disponível, que tipo de conceito sua loja irá seguir (minimalista ou exuberante, por exemplo), além de focar em deixar o consumidor à vontade para ficar o máximo de tempo possível na sua loja.

É preciso também definir o espaço entre área de venda e área de apoio a venda (estoque, administração, espaço para funcionários). A maior área deve ser a de venda, sendo ainda subdividida em área de exposição de produtos e as áreas de circulação.

©Cull & Nguyen

Confira os itens essenciais que devem ser pensados para um bom layout de uma loja infantil:

  • Mapeamento do espaço;
  • Áreas de colocação de mercadorias;
  • Localização das araras e expositores;
  • Posição do caixa;
  • Sinalização (se houver);
  • Área de espera/ área infantil;
  • Localização e quantidade de provadores;
  • Pontos frios (quais os locais de menor fluxo de clientes) e como trabalhá-los;
  • Organização dos departamentos;
  • Fluxo de tráfego;
  • Móveis e equipamentos.

 

Todos os itens acima devem ser escolhidos a partir do seu público-alvo, quais seus gostos e necessidades, poder de compra, estilo de vida, etc. Pense também na quantidade de pessoas que possam ser atendidas de uma só vez e como o layout pode ser confortável para todos.

2. Como posicionar as mercadorias

Para posicionar as mercadorias é fundamental pensar no ponto focal dos consumidores, que geralmente fica entre 1.20 metros e 1.60 metros de altura, com um ângulo de 45 graus.

Seus clientes querem um esforço mínimo para observarem os produtos, portanto posicionar os produtos na altura dos olhos garante uma melhor visibilidade. Nos expositores, as mercadorias devem ficar no máximo até o quadril dos clientes – expositores muito altos ou muito baixos dificultam a visualização.

Um layout inteligente também leva em consideração o caminho que os clientes percorrem na loja. Geralmente os consumidores tendem a seguir em sentido anti-horário, por isso é importante que você pense nisso ao escolher como posicionar os produtos.

 

3. Foco na iluminação

Após definir como será o layout e a disposição das mercadorias, é fundamental pensar em outro elemento muito importante no ambiente comercial, afetando diretamente no volume de vendas: a iluminação.

A primeira impressão de um cliente ao entrar na sua loja pode ser influenciada pelo tipo da iluminação, afinal, a luz disponível no ambiente pode transmitir a essência da sua loja.

Para cada área da sua loja é necessário um tipo diferente de luz, sendo as mais suaves nas paredes e pisos e as mais fortes e diretas direcionadas aos produtos para destacar os mesmos.

Preste muita atenção também na cor da iluminação, para que não altere as tonalidades dos produtos. O ideal é que você invista em luzes neutras de led que oferecem um melhor resultado na iluminação.

Além de layout, outros pontos são muito importantes para criar o melhor ambiente para a sua loja. Baixe agora nosso e-book exclusivo sobre Visual Merchandising para fazer a sua loja se destacar!

Anotou nossas dicas e está pronto para criar o layout da sua loja? Conta pra gente!

Confira uma ideia de layout para a sua loja de roupa infantil:

Quer vender moda infantil e adulta com ótimo preço e qualidade? Acesse o Venda mais e conheça nossas marcas! Ou entre em contato com a nossa equipe de atendimento pelo whatsapp: (47)99945-9234

Camila Felício

Escrito por Camila Felício

Formada em Publicidade e Propaganda com MBA em Marketing Digital. Atua com gestão de marcas, planejamento, branding e ações para o varejo de moda há 10 anos, entusiasta de trade marketing com cursos na área de varejo e gestão de projetos ágeis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *