Dentre os pilares do sucesso de uma loja de roupas infantis, o controle de estoque está entre os mais fundamentais. Ter controle de tudo o que acontece e existe no seu empreendimento é essencial para seu negócio continuar prosperando.

Porém, gerenciar uma loja, mesmo que pequena, sem um controle específico e com as ferramentas adequadas, pode gerar muita dor de cabeça ou até mesmo a falência do seu empreendimento.

O controle de estoque merece sua atenção especial, por isso, preparamos para você, dicas valiosas  de como montar um modelo eficaz para gerenciar o estoque das suas peças de moda infantil de um jeito prático e fácil!

 

A importância de controlar o estoque da sua loja infantil

Você já parou para pensar na importância que controlar o estoque da sua loja infantil tem? Se você ainda não tem ideia de quantas peças têm disponíveis na sua loja ou como irá ofertá-las aos seus clientes, este é o conteúdo ideal para você. 

©Marcus Loke

Um bom planejamento de estoque é importante tanto em situações de alta, como de baixa demanda. No caso de épocas de grande movimento, como a Black Friday, por exemplo, se você não prever uma demanda aproximada você poderá ficar sem produtos para suprir suas vendas. Já em épocas de baixa, se você não criar uma boa estratégia para desovar seu estoque, as peças podem sair de moda e perder a atratividade com o tempo.

Saber como preparar o estoque da sua loja de roupa infantil é tão importante como mantê-lo.

Possuir um controle de estoque não só evita prejuízos, como também ajuda com o planejamento para todo o ano. Outra vantagem está na própria organização do estoque, quanto mais controle você tiver, mais fácil será organizá-lo de uma maneira eficaz aos seus vendedores.

Quer saber quais são as peças mais vendidas para fazer novos pedidos certeiros? Ou talvez criar promoções específicas para os produtos parados? Quem sabe até montar o seu calendário comercial para loja de roupa infantil com mais assertividade? Tudo isso é possível e muito mais fácil com um controle de estoque.

Como montar um Controle de Estoque

Gerenciar o seu estoque manualmente, em um papel, é uma tarefa fadada ao fracasso. Por isso, é importante que você crie uma planilha em Excel com os campos relevantes a serem preenchidos.

Criar uma planilha de controle de estoque segue os mesmos princípios de uma planilha de fluxo de caixa, em que você deve listar as entradas e saídas dos produtos.

A entrada de produtos deve ser atualizada todas as vezes que você receber um pedido de peças na sua loja, já o controle de saída – se não puder ser feito em tempo real – deve ser feito ao final de cada dia, contendo todas as vendas realizadas. Na saída de produtos é importante também incluir peças com defeito ou qualquer outra perda.

©Kobu Agency

Uma importante dica é que a sua planilha esteja disponível em um computador em que todos os vendedores possam ter acesso, assim fica mais fácil para conferir a disponibilidade de estoque quando o seu cliente pedir um outro tamanho que não está nas araras, por exemplo.

Garantindo, assim, que o seu vendedor possa fornecer um atendimento mais assertivo e personalizado. Além disso, você Você pode  colocar a planilha em um serviço de armazenamento online, como o Google Drive, possibilitando que você acesse  por diversos dispositivos, inclusive através do seu smartphone.

É possível personalizar o controle de estoque conforme as necessidades da sua loja, porém, alguns itens são essenciais, tais como: :

 

– Código do Produto

– Descrição do produto

– Valor do produto por unidade

– Valor total por código de produto

– Coluna de entrada de produtos

– Coluna de saída de produtos

 

A forma que você vai atualizá-la não importa, mas o fundamental é que a planilha de controle de estoque seja atualizada diariamente!

Para lhe ajudar nesta tarefa, criamos uma planilha exclusiva de controle de estoque para a sua loja de roupa infantil. Baixe agora e garanta o sucesso do seu empreendimento!

 

Avatar

Publicado por Grupo Elian

Há quase 03 décadas vestindo crianças, adolescentes e adultos com roupas de qualidade, estilo e muito conforto. O Grupo Elian é responsável pelas marcas Elian, Elian Beats, Colorittá e Marialicia, presente em todo o Brasil e também no exterior.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *