Marketing de Relacionamento – comece hoje mesmo

Você já sabe o que é Marketing de Relacionamento? Já implantou essa estratégia na sua loja de roupas? Se a resposta para ambas as perguntas forem não, você pode estar deixando de lucrar mais.

Isso porque o Marketing de Relacionamento é uma das estratégias mais eficazes para fidelizar clientes e aumentar a visibilidade da sua loja. Segundo Christian GrõnroosI, a natureza dos negócios é baseada no relacionamento, ou seja, o contato com seus clientes é o que possibilita a confiança de um consumidor.

O Marketing de Relacionamento consiste em táticas para construção de marca, credibilidade, fidelização de clientes e criação de autoridade no mercado. O principal objetivo desse tipo de marketing é conquistar os clientes e fazer com que eles sejam defensores da sua loja.

Confira nossas dicas exclusivas e comece hoje mesmo a fazer o Marketing de Relacionamento da sua loja!

 

Crie um programa de fidelidade

Você quer que seus clientes sejam fãs da sua loja e, para isso, é preciso que você pense em métodos para que isso aconteça. O primeiro passo é oferecer ao seu público algo que ele não encontre em nenhuma outra loja.

©Amy Hirschi

Como o próprio nome já diz, um programa de fidelidade é uma ótima estratégia para fidelizar clientes a longo prazo, pois ao oferecer certos benefícios, sua loja ganha a preferência para compras ao invés do concorrente.

Porém, é preciso lembrar que esse tipo de bonificação deve gerar lucros e não prejuízo, por isso é tão importante saber como criar um programa de fidelidade eficiente.

A importância da confiança

A confiança vem sendo apontada como uma das mais poderosas ferramentas no Marketing de Relacionamento. Se você não tem a confiança de seus clientes, você não tem nada.

Para estabelecer uma relação duradoura, é preciso que você conquiste a confiança dos novos clientes e também que mantenha a dos clientes já fidelizados.

Sempre tenha uma comunicação transparente, ofereça preços justos, garantia em seus produtos, promoções reais e esteja atento às necessidades de cada consumidor.

Tais argumentos não só facilitam a vida dos seus clientes e geram menos frustrações, como fazem com que a sua loja seja vista como referência e seja a primeira opção dentre tantas outras.

É importante que você tenha em mente que hoje em dia o consumidor não considera apenas o preço na hora de efetuar uma compra, inclusive se dispõe a pagar mais caro por algo que ele considere que valha a pena.

 

Mantenha um bom contato

A ideia principal é que você uma experiência de compra acima da média, que você conheça seu público e que mantenha um relacionamento exclusivo com cada cliente.

Crie uma relação de proximidade. Ligue após uma compra para saber a satisfação, parabenize em datas especiais como aniversário e casamento, ofereça promoções especiais, descontos e eventos que irão trazer o sentimento de satisfação.

©Alejandro Escamilla

Além disso, é preciso criar um canal de relacionamento em que os consumidores possam conversar, tirar dúvidas, dar feedbacks ou até mesmo fazer uma reclamação. Seja pelo WhatsApp, Instagram ou E-mail, é necessário estipular um horário de atendimento para que seus clientes nunca fiquem esperando. Lembre-se de sempre ter a certeza de que você atendeu às necessidades de cada consumidor, assim ele sente que foi ouvido e se sente especial.

Inclusive, o WhatsApp se mostra hoje uma ótima ferramenta para o relacionamento com o cliente. Confira dicas para engajar seus clientes e melhorar as vendas da sua loja de roupas

De acordo com uma pesquisa da SEI (Customer Experience Impact), os consumidores se comprometem com um empreendimento a partir de 4 fatores: funcionários amáveis ou um bom serviço de atendimento ao cliente, pela rapidez em uma resposta ou ajuda, pelas experiência personalizadas oferecidas aos clientes e pela boa reputação.

Ou seja, se você conquista um bom relacionamento com seus clientes, você não só irá fidelizá-los, como conseguirá que eles comprem mais, que indiquem a sua loja e assim, consequentemente, você irá lucrar ainda mais!

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Escrito por Camila Felício

Formada em Publicidade e Propaganda com MBA em Marketing Digital. Atua com gestão de marcas, planejamento, branding e ações para o varejo de moda há 10 anos. É apaixonada por construção de marcas e entusiasta de trade marketing com cursos na área de varejo e gestão de projetos ágeis.

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