Mais do que produtos de qualidade e de uma boa decoração, para o sucesso de uma loja é preciso uma equipe de vendas engajada, que tenha a mesma vontade que você de crescer e fazer o empreendimento prosperar.

Porém, deixar uma equipe de vendas constantemente motivada é uma tarefa complicada e é preciso incentivá-la diariamente. Confira neste post dicas de como motivar sua equipe de vendas!

 

Defina uma boa rotina

A rotina é o que determina o dia a dia de cada funcionário. Certifique-se de que as funções da sua equipe sejam delimitadas de acordo com a característica de cada um e não sobrecarregue-os com funções que só irão gerar desgaste e, consequentemente, que a equipe desanime e caia na má rotina.

A rotina de vendas pode ser extremamente estressante. Clientes aborrecidos e vários “nãos” por dia podem fazer com que sua equipe perca o pique e a vontade de vender.

Para que isso não aconteça, reúna sua equipe com frequência, lembre a importância de cada pessoa para o funcionamento da sua loja e porque cada tarefa é importante.

©Amy Hirschi

Jogue limpo com sua equipe e sempre seja o mais transparente possível. Assim você cria um vínculo e uma relação baseada na confiança.

Quer otimizar o seu tempo e também o tempo de trabalho da sua equipe? Então confira 4 ferramentas/aplicativos para te ajudar na gestão da sua loja.

 

Ofereça uma dose diária de incentivo

Sua equipe precisa se manter motivada e, para isso, você não pode ser apenas um chefe, você precisa ser um líder! Um líder coordena, inspira, é sincero com sua equipe e ofereça doses diárias de incentivo para que seus funcionários continuem felizes trabalhando com você.

Mas, como fazer isso? Pode ser mais simples do que você imagina.

Pensar em um ambiente de trabalho mais agradável já é uma ótima estratégia para motivar sua equipe de vendas. Crie um espaço com um café e quem sabe até poltronas ou um sofá em que sua equipe possa descansar. Ofereça um jantar, ou até mesmo um café da manhã especial quando houver algum aniversariante.

Pequenas atitudes como essa fazem com que sua equipe se sinta valorizada e que possa ter uma ótima relação com você. A equipe precisa ver você como uma pessoa em que elas possam confiar, em que se sintam à vontade para conversar.

Além disso, crie um cronograma para que, a cada dia, um dos membros da sua equipe faça uma ligação pós-venda para um cliente que teve uma boa compra. De preferência, no início do dia. Isso porque elogios servem como uma injeção de motivação para encarar o dia e os possíveis desafios que surgirem.

 

Valorize sua equipe de vendas

Três pilares fazem uma boa equipe de vendas: trabalho em equipe, diálogo e reconhecimento. Sua equipe só estará motivada e trabalhando de forma proativa se você possuir os três pilares muito bem alinhados.

Nesse sentido, é fundamental que você dê feedbacks sobre o trabalho de cada membro da equipe, de forma individual. Assim, seus funcionários conseguem perceber no que estão acertando e no que estão errando.

©Mimi Thian

Outro ponto essencial é valorizar quando um bom trabalho é feito. Nada motiva mais uma equipe do que um elogio e uma palavra de incentivo para eles saberem que estão no caminho certo.

Ao criar as metas diárias e mensais da sua equipe, pense também nas recompensas que serão oferecidas. Além da clássica abordagem de porcentagem de lucros, você pode inovar e oferecer uma viagem, um passeio ou até mesmo um dia de folga para quem bater a meta. 

Invista também em soluções para melhorar a gestão da sua loja que, consequentemente, irão otimizar o tempo da sua equipe.

O mais importante é que a sua equipe sempre se sinta valorizada e importante para você e para a sua loja.

Quer saber mais como criar uma boa equipe de vendas? Então baixe agora o nosso e-book exclusivo sobre Retenção de Talentos

Avatar

Publicado por Grupo Elian

Há quase 03 décadas vestindo crianças, adolescentes e adultos com roupas de qualidade, estilo e muito conforto. O Grupo Elian é responsável pelas marcas Elian, Elian Beats, Colorittá e Marialicia, presente em todo o Brasil e também no exterior.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *