Calendário comercial para lojas de roupa infantil

O Marketing Sazonal consiste em explorar as datas comemorativas no calendário anual para aumentar as vendas de uma loja de roupas. Estratégia bem antiga, mas que continua surtindo efeitos importantes para o varejo e chamando a atenção dos consumidores.

Porém, trabalhar com datas comemorativas significa ter um planejamento com antecedência e criar um calendário de varejo para cada ano, selecionando as principais datas que faz sentido para a sua loja de roupa infantil.

Além das mais óbvias, como a Páscoa e o Natal, existem outras datas que servem como uma verdadeira oportunidade para os lojistas, como o Folclore.

Neste post, selecionamos algumas dicas para que o seu calendário comercial traga ainda mais lucros!

 

Entenda o seu público

O primeiro passo para ter sucesso nas datas comemorativas é conhecer o seu público. Antes de criar o seu calendário comercial, é preciso entender qual é o comportamento dos seus clientes, o que eles gostam e o que não gostam, quais as estratégias que funcionam.

©STIL

Por isso é tão importante que você crie campanha de feedbacks, seja por e-mail marketing, pelo WhatsApp ou até em enquetes no Instagram Stories.

A partir do que funciona para o seu público, é que você vai criar um calendário para a sua loja com as melhores datas para desenvolver ações.

 

Organize o seu estoque

Perder vendas e não conseguir explorar datas comemorativas por falta de estoque é um verdadeiro pesadelo. O calendário de varejo deve ser pensado sempre nos primeiros dias de cada ano, assim você consegue já preparar o seu estoque.

Além de comprar peças com antecedência, é preciso analisar o seu mix de produtos e quais as peças mais procuradas pelos seus clientes. Um exemplo é na época de volta às aulas, em que os pais procuram blusas e camisetas básicas para as crianças.

Identificando seu fluxo de vendas e planejando com tempo de sobra, é possível fazer pedidos com calma e negociar preços, além de evitar dores de cabeça com os atrasos dos pedidos.

Decore a sua loja

De nada adianta ter um calendário com datas comemorativas, ou criar boas campanhas, se a sua loja não entrar no clima, principalmente por se tratar de moda infantil em que o conceito deve ser lúdico e cheio de imaginação.

Isso significa que você deve ambientar a sua loja de acordo com cada data comemorativa. Faça um planejamento das vitrines, pense nos elementos que serão utilizados na decoração, em como você vai expor os produtos. Até mesmo a forma como você coloca os produtos nas araras faz toda a diferença, como trazer para as araras próximas da entrada da loja as opções em branco para o Reveillón, por exemplo.

Mas nada de exageros! A ambientação ideal é aquela que consegue atrair os clientes, porém sem uma poluição visual.

Para não comprometer seu orçamento, faça parcerias com lojas de decoração da sua região.

 

Realize promoções e sorteios

 

Em certas datas comemorativas os clientes já estão mais propensos a comprarem, porém o resultado pode ser potencializado com promoções e sorteios.

É importante pensar em ações diferenciadas de acordo com cada data, como fazer uma caça aos ovos com descontos na Páscoa, pensar em sorteios divertidos para o Dia das Crianças, criar uma promoção para descobrir quantas enfeites existem na árvore de Natal e muito mais.

As redes sociais, como o Instagram, são grandes aliadas para divulgar suas ações. Você pode criar promoções específicas para os seus seguidores no Instagram e até mesmo realizar sorteios.

Aproveite também essas datas para criar campanhas para vender aquelas peças que estão paradas no estoque com kits especiais e porcentagem de descontos.

Por o Marketing Sazonal ser uma estratégia utilizada há muito tempo, é óbvio que você terá muita concorrência nessas datas comemorativas. Porém com planejamento, criando um calendário comercial e seguindo as nossas dicas, você irá se diferenciar dos demais e obter um sucesso em vendas!

 

BÔNUS: Criamos um calendário comercial para lojas de roupa infantil com dicas exclusivas.
Confira abaixo e baixe o calendário comercial!

Calendário Comercial

 

Compartilhe o que você achou e as boas práticas que você já faz na sua loja. Vamos adorar trocar ideias!
Até o próximo post!

Quer ser um revendedor de moda infantil e adulta? Acesse o Venda Mais e conheça nossas marcas ou entre em contato com nossa equipe de atendimento pelo whatsapp: (47)99945-9234

Escrito por Grupo Elian

Há quase 03 décadas vestindo crianças, adolescentes e adultos com roupas de qualidade, estilo e muito conforto. O Grupo Elian é responsável pelas marcas Elian, Elian Beats, Colorittá e Marialicia, presente em todo o Brasil e também no exterior.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *