Melhore a gestão da sua loja de roupas infantis

O sucesso de uma loja de roupas vai muito além do que ter produtos atrativos. Peças de qualidade e que gerem desejo de compra são essenciais, é claro, mas também é preciso traçar metas, manter a sua equipe motivada e o mais importante: saber fazer a gestão da sua loja.

É óbvio que gerenciar uma loja de roupas infantis não é tarefa fácil, mas com um bom direcionamento é possível se tornar referência no varejo.

Selecionamos 5 soluções que podem ajudar na gestão da sua loja, confira!

 

Tenha um ótimo planejamento

Em uma loja de roupas infantis, mais do que ter lucro, é importante saber aonde você quer chegar. Por isso é tão importante que você tenha um ótimo planejamento da sua loja.

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Além de ter um Plano de Negócios bem definido, é preciso que você coloque na ponta do lápis os planejamentos de curto, médio e longo prazo. Ambos devem se complementar e ser colocados em prática simultaneamente.

No planejamento de curto prazo você deve colocar ações cotidianas que devem ser feitas em cada setor, delimitando funcionários para cada função. Um exemplo são as compras de recursos, controle de estoque, pesquisas com clientes. Aqui você olha para a operação e o que é necessário realizar no dia a dia para garantir o resultado do mês. Estar atento aos recursos necessários para a gestão da sua loja garante a identificação rápida de oportunidades de melhoria e a eficácia do seu negócio. Muito melhor corrigir curso do que ter que lidar com um baita problema em cima da hora. 

No médio prazo determine o planejamento de cada setor da sua loja, como financeiro, vendas, estoque, etc. Planejar o seu ano entendendo a sazonalidade do mercado e oportunidades contribuirá para você alcançar as metas mensais e, por consequência, a meta do ano. Uma ótima dica para auxiliar na gestão da sua loja é já no primeiro mês de cada ano definir seu calendário comercial que guiará as principais ações promocionais ou de relacionamento com clientes durante o ano. Dessa maneira, você conseguirá entender e planejar com antecedência quais recursos que serão necessários no período da ação para garantir a venda. 

Já no planejamento de longo prazo você deve colocar metas a serem alcançadas no período de 5 a 10 anos e o que você pretende fazer para chegar lá. Planejar a longo prazo garante que a cada ano você está crescendo com consistência e focado no seu grande objetivo. Nesse momento, tenha o histórico de vendas da sua loja e busque informações e pesquisa de mercado para ter uma visão clara sobre o cenário atual e as oportunidades futuras para o seu negócio, feita a pesquisa será muito mais fácil obter insights para o seu negócio. Mas lembre-se: esse planejamento deve estar de acordo com o seu planejamento a médio prazo, afinal o seu dia a dia contribui diretamente no resultado a longo prazo. 

 

Fique atento no controle de estoque

Um dos setores mais importantes da sua loja é o estoque. Ainda mais por se tratar de uma loja de roupas infantis, em que as crianças crescem rápido e é preciso ter uma boa quantidade de produtos em cada tamanho.

Se você tem uma loja pequena, com poucas mercadorias, é possível fazer o controle do seu estoque por um planilha do Excel ou Google Docs. Porém, se o seu estoque já for um pouco maior, é interessante pensar na possibilidade de automação da gestão do estoque.

Um controle de estoque eficiente é aquele em que organiza a armazenagem dos produtos, a entrada e saída das peças e mantém as quantidades ideais de cada produto.

Fique atento ao mix de produtos que você oferece hoje aos seus clientes e analise a cada coleção se não é hora de aprimorá-lo com mais opções. É importante também cuidar na escolha dos seus fornecedores. Escolha marcas que, além de boa qualidade, cumprem prazos e oferecem bons preços.

 

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Fidelize seus clientes

Vender produtos e atrair clientes é fundamental, mas fidelizá-los garante o seu negócio a longo prazo. Mais do que comprar roupas, o cliente busca a melhor solução para a necessidade do momento e essa solução depende do seu atendimento cordial e atencioso, do ambiente da loja bem iluminado e aconchegante, dos produtos ofertados com variedade de cores, modelagens e tamanhos, das condições de pagamento facilitadas e do pós-venda que preza pelo relacionamento.

Você lembra do cliente depois de realizar a venda? Sabe quais são as suas preferências e o melhor formato de venda para ele? Essas informações garantem um atendimento personalizado e de acordo com o perfil do cliente. Somos pessoas diferentes e o atendimento deve ser diferenciado para criar um elo com o potencial cliente. 

Uma dica de ouro de vendas é criar um banco de dados – seja ele feito em uma planilha simples, ou em um Software especializado – com o nome completo, telefone, data do aniversário e demais informações de cada cliente que comprar na sua loja. Essa prática simples possibilita você realizar ações personalizadas para os seus clientes. 

Você quer que os consumidores voltem sempre, que recomendem a sua loja e para isso é preciso do que chamamos de Marketing de Relacionamento.

©BBH Singapore

Mensagem em datas comemorativas, mensagens de aniversário, descontos exclusivos, aviso sobre novidades em primeira-mão e até e-mail marketing pedindo um feedback sobre seus produtos e atendimento funcionam como estratégia para fidelizar consumidores.

 

Siga o orçamento

Sempre tenha em mente a seguinte frase: “Você só pode gastar dinheiro, se ganhar dinheiro“. Ou seja, é preciso ter cuidado para não extrapolar nos gastos da sua loja.

Em contrapartida, você não pode ter medo de investir, mas sem comprometer o seu fluxo de caixa.

Para isso, é essencial que você crie um orçamento mensal para o seu negócio com os gastos fixos e também prevendo os variáveis. Com um orçamento em mãos, é mais fácil cortar gastos ou se programar para investir mais na loja.

Faça uma planilha com controle de vendas, gastos, lucro, despesas fixas, despesas variáveis e não caia na armadilha de misturar as suas finanças pessoais e empresariais, até mesmo usar o cartão empresarial para pagar contas da sua casa já é um erro.

Estipule um valor de retirada mensal e deixe o resto no fluxo de caixa. Conforme a loja for faturando mais, você pode aumentar o valor da retirada, sempre com bom-senso.

 

Invista em um Software de controle empresarial

Um sistema de Software de gestão empresarial pode ser a escolha ideal para gerenciar sua loja com mais precisão. Além de reduzir os erros, ele economiza tempo, otimizando seu trabalho.

Existem diversos Softwares disponíveis no mercado, como o Hiper e o Bematech – que fazem esse tipo de gestão. Pesquise, analise a melhor proposta da sua loja e peça para fazer um teste antes de investir.

 

Com comprometimento e o conhecimento certo, é possível melhorar a gestão da sua loja e, consequentemente, aumentar suas vendas!

 

Escrito por Camila Felício

Formada em Publicidade e Propaganda com MBA em Marketing Digital. Atua com gestão de marcas, planejamento, branding e ações para o varejo de moda há 10 anos. É apaixonada por construção de marcas e entusiasta de trade marketing com cursos na área de varejo e gestão de projetos ágeis.

2 comentários

    1. Obrigada, Valnice! Ficamos muito felizes com o seu comentário.

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