WhatsApp: engaje seus contatos e melhore as vendas na sua loja de roupas

O WhatsApp é, sem dúvidas, uma das maiores ferramentas de comunicação da atualidade. Presente na maioria dos smartphones dos brasileiros, o aplicativo vem sendo uma ótima estratégia de marketing para lojas de roupas estreitarem a comunicação com seus consumidores.

Porém, é preciso utilizar o WhatsApp da maneira correta para engajar os seus contatos sem invadir a sua privacidade ou causar incômodos.

Confira nossas dicas para melhorar as vendas da sua loja de roupas através do WhatsApp!

 

Comece com o pé direito

O primeiro passo para criar um canal de relacionamento através do WhatsApp é coletar o contato dos seus clientes, tanto dos fidelizados, quanto dos novos clientes ao finalizar uma compra.

Ao pegar o contato, explique aos clientes que o WhatsApp da sua loja de roupas funciona como um canal de comunicação entre vocês, mostrando sua disposição em ouvir, conversar, informar, tirar dúvidas e servir até mesmo como um canal de vendas.

Ao mostrar essa disponibilidade, o cliente inconscientemente percebe que é importante para loja, que a loja quer ouvi-lo. Assim é possível um vínculo entre loja e cliente, ganhando mais credibilidade e confiança.

É importante também que você divulgue o número do WhatsApp da sua loja de roupas nas redes sociais, como o Instagram.

©Anton

Além de se mostrar disponível, é preciso que o atendimento seja de extrema qualidade. Se você não tiver tempo hábil, selecione alguém para ficar responsável pelo WhatsApp da loja e sempre responda o mais rápido possível. Fale a linguagem de seus clientes e esteja pronto para atender a todas as suas necessidades.

 

Foque no conteúdo

Um bom atendimento ao consumidor não é o bastante para mantê-los engajados pelo WhatsApp. É necessário também que você compartilhe conteúdos de qualidade e de interesse de cada consumidor.

Obviamente, é impossível criar conteúdos específicos para cada cliente no seu banco de dados. Então uma boa estratégia é segmentados por grupos, levando em consideração seus gostos e suas necessidades.

Em uma loja de roupas infantis, por exemplo, você pode separar o grupo dos clientes que possuem filhos menores de três anos; o dos que têm filhos entre 4 e 8 anos; e o grupo dos que possuem filhos na fase da adolescência. Assim você consegue enviar fotos de peças e informações certeiras que todos os clientes irão se interessar.

É importante lembrar que criar um grupo no WhatsApp não é o melhor caminho para criar uma conexão com o cliente. O ideal é que seja feita uma Lista de Transmissão.

 

Confira neste post 5 dicas de como atrair clientes pelo WhatsApp

Ofereça exclusividade

Clientes que se sentem únicos tendem a ser mais engajados com a sua loja de roupas, inclusive a indicá-la para amigos.

Nesse sentido, é importante que você pense em ações para agradá-los, como uma promoção exclusiva, um cupom de desconto para clientes especiais, brindes, novidades em primeira-mão e muito mais.

Oferecer esse tipo de vantagem cria o sentimento de desejo em seus clientes. Quanto mais desejo você conquistar, mais engajadas serão as pessoas com o WhatsApp da sua loja.

Outro ponto importante é estar atento ao feedback de seus consumidores. Pergunte de tempos em tempos como está o atendimento, se seus clientes têm alguma crítica ou sugestão, etc.

Quanto mais sincera for a sua comunicação com o consumidor, mais ele sentirá um vínculo entre vocês.

©Bruce Mars

Existem várias maneiras de utilizar o WhatsApp na sua loja de roupas, mas o mais importante é que você o cliente em primeiro lugar, sempre. Coloque nossas dicas em prática e seja um expert em melhorar suas vendas!

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Escrito por Camila Felício

Formada em Publicidade e Propaganda com MBA em Marketing Digital. Atua com gestão de marcas, planejamento, branding e ações para o varejo de moda há 10 anos. É apaixonada por construção de marcas e entusiasta de trade marketing com cursos na área de varejo e gestão de projetos ágeis.

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