A vitrine de loja é uma ótima estratégia para atrair clientes e aumentar as vendas. Ela é o primeiro contato do cliente com a sua loja e, por isso, deve ser extremamente bem executada e planejada.

Contudo, na correria do dia a dia, muitas vezes a vitrine perde a sua importância e fica para segundo plano, um erro de grande impacto principalmente em lojas de roupa infantil. Será que em sua loja ocorrem algum dos 6 erros mais comuns ao montar uma vitrine de moda infantil? Confira!

 

Produtos demais… ou de menos!

Um dos maiores erros é querer amontoar o máximo de peças possível na vitrine. Selecionar uma grande quantidade de peças sem relação dificulta a visualização do consumidor, além de dar a impressão de que a sua loja é bagunçada.

 

Lembre-se: a primeira impressão é a que fica.

©Suzy Hazelwood

A quantidade de peças ideal vai variar de acordo com o tamanho da vitrine da sua loja. Se você tem uma vitrine pequena, selecione de dois a três looks. Já uma vitrine de grande porte pode comportar até 6 looks, desde que haja espaço suficiente. Bom senso é sempre a chave do sucesso em uma vitrine de loja.

 

Ignorar o planejamento da vitrine de loja

Antes de abrir a sua loja, você provavelmente criou um plano de negócios, certo? Então por quê não fazer o mesmo com a sua vitrine?

O planejamento estratégico da vitrine é essencial para que a mesma seja atraente para os seus clientes.

Você precisa pensar e colocar no papel como será a iluminação, o layout da vitrine, a quantidade e o formato dos manequins, as cores, o tamanho e etc.

©Burst

Tudo precisa ser harmônico e ser desenvolvido de acordo com o conceito da loja, assim torna-se imprescindível o planejamento da vitrine de loja.

O planejamento também engloba o cronograma da vitrine, que pode ser feito semestralmente ou anualmente. Você deve planejar o cronograma de acordo com o calendário de varejo e ficar atento às datas comemorativas como Dia das Crianças, Natal e até mesmo as férias de julho.

 

Não selecionar os produtos

Este é, sem dúvidas, um dos piores erros que você pode cometer em sua loja. Deixar de selecionar as peças fará com que a sua vitrine fique confusa e nada atraente.

Se você mesmo não entende o motivo de ter selecionado as peças, não espere que seu consumidor vá entender.

Crie temas, tendências e escolha as peças a partir desse conceito. Você pode escolher peças com a mesma estampa, com as mesma cores, vestidos fofos para as meninas, peças com desenhos divertidos para os meninos e assim por diante.

São infinitas as possibilidades que você pode explorar, mas é imprescindível que as peças escolhidas possuam uma conexão entre si.

 

Sujeira e desorganização

Este erro fala por si só. Nada tira mais a credibilidade de uma loja do que uma vitrine suja e desorganizada.

Limpe a vitrine de loja frequentemente e confira diariamente se nenhum item está fora do lugar. Para não ter erro, delimite uma pessoa para ficar responsável pelo cuidado com a vitrine.

Caso uma peça seja retirada da vitrine para uma venda, não esqueça de repor imediatamente por outra.

 

Falta de disponibilidade

É extremamente desconfortável quando um cliente vê uma peça na vitrine, se apaixona e, ao entrar na loja, a peça não está disponível no tamanho desejado.

Principalmente ao se tratar de roupas infantis em que o desejo está naturalmente ligado ao sentimental.

Além de selecionar as peças por tema, escolha somente os modelos com estoque na loja e que tenham, pelo menos, uma peça de cada tamanho.

Se alguma peça da vitrine for esgotando, o ideal é trocar por outra parecida e com maior estoque.

 

Não colocar os preços das roupas infantis

É determinado por lei que o consumidor tem direito à informação clara e correta sobre os produtos dispostos em uma loja. Nesse sentido, não é só um erro deixar de colocar os preços nas peças da vitrine, mas sim contra o Código do Consumidor.

Sempre deixe visível os valores de todas as peças dispostas na vitrine. Isso pode ser feito com um tag em cada peça, com o valor abaixo de cada look ou até mesmo em um quadrinho no canto da vitrine.

Você pode colocar os valores de várias maneiras, mas é fundamental que coloque.

Fique atento às nossas dicas e não cometa os mesmo erros para garantir o sucesso da sua loja. Confira também ideias incríveis de vitrines no Pinterest do Crescer com Elian!

 

Publicado por Elian

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *