Técnicas de CRM para moda infantil: Como nutrir relação com seu consumidor?

Conhecer o seu cliente hoje em dia é tão necessário quanto ter peças disponíveis em sua loja. Onde vivem, o que fazem, o que consomem? Perguntas simples podem dizer muito sobre os hábitos dos seus clientes.

Essa gestão de relacionamento é chamada no meio corporativo de CRM (Customer Relationship Management) e tem a função de coletar todas as informações necessárias para entender o comportamento do consumidor e antecipar suas necessidades.

 

Como aplicar as técnicas de CRM

Para fazer a gestão de CRM, existem no mercado ferramentas para todos os bolsos e é importante que você possua uma plataforma para captar e compilar esses dados de forma inteligente.

Os dados coletados dos clientes são desde os básicos de identificação – como nome, data de aniversário, endereço, celular – até os contatos que ele tem com sua loja, como ligações, e-mail e mensagens.

Todos esses dados servirão para você se antecipar a acontecimentos importantes. Para ilustrar, vamos supor que você tenha uma cliente que veio até sua loja com o intuito de comprar peças para seu recém-nascido. Se você coletou essa informação de forma correta, saberá que todo ano, naquele período, que o bebê está de aniversário.

Essa informação gera uma grande oportunidade de contato com a cliente, parabenizando a criança, perguntando como está, se precisa de roupinhas novas, convidando-a a vir até a loja. Crianças estão em constante crescimento, utilize esse fato ao seu favor.

©Rawpixel.com

Utilizando os dados de CRM como planejamento

Informações sobre seu cliente nunca são demais, por isso, toda vez que ele efetuar uma comprar, é importante que sua plataforma de CRM tenha esse registro.

Com base no consumo você saberá que marcas o seu cliente tem preferência, quais estilos ele consome, qual o período do ano costuma comprar (no início ou final da coleção), qual o ticket médio e como foram as últimas compras, afinal, ele está comprando mais ou menos?

Com base nas informações você poderá desenvolver ações para fortalecer seu relacionamento com os clientes.

Ao identificar uma oportunidade, é importante planejar qual será o seu ponto de contato para atrair o cliente. Por exemplo, você identificou que o ticket médio dos seus clientes está baixo. Para reverter esse quadro, você poderá fazer uma campanha de compre 3 leve 4, ou oferecer algum mimo ou desconto nas compras acima de um determinado valor. Abuse da criatividade nessas ações, mas sempre se questione se a ação o fará resolver o problema identificado.

Lembre-se que de nada adianta utilizar boas técnicas de CRM se você não possuir boas experiências dentro da loja ou com os produtos disponíveis, afinal, oferecer um ótimo atendimento e produtos de qualidade são essenciais. As peças do Grupo Elian são sinônimo de qualidade, com clientes extremamente satisfeitos em todo o Brasil.

Associando ótimo atendimento e excelentes produtos, as técnicas de CRM irão estreitar o relacionamento com o seu cliente, refletindo diretamente nas suas vendas.

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Escrito por Camila Felício

Formada em Publicidade e Propaganda com MBA em Marketing Digital. Atua com gestão de marcas, planejamento, branding e ações para o varejo de moda há 10 anos. É apaixonada por construção de marcas e entusiasta de trade marketing com cursos na área de varejo e gestão de projetos ágeis.

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