Como sua loja de roupas pode se aproveitar da Black Friday?

De uns tempos para cá, uma data vem fazendo burburinho no varejo nacional: a Black Friday. Cada vez mais utilizada como estratégia de vendas pelos lojistas, a data é a oportunidade perfeita para atrair novos consumidores com ação especial, liquidar o que ficou parado no estoque e preparar a sua loja para o fim de ano.

Originalmente americana, a Black Friday é conhecida como uma data de grandes descontos na última semana de novembro, coincidindo com o início das compras de Natal. Há diversas teorias sobre o início da mesma, sendo a mais popular a teoria de que surgiu na década de 1960, por policiais da Filadélfia que chamavam de “Black Friday” o dia após o feriado do Dia de Ação de Graças em que o trânsito se tornava caótico.

A referência ao trânsito logo se expandiu e se tornou uma expressão usada pelos lojistas para divulgar suas promoções.

Mesmo com a história incerta, a perguntar que não quer calar é: a sua loja está preparada para a Black Friday deste ano?

Se a resposta for não, confira nossas dicas imperdíveis de como faturar ainda mais na Black Friday 2019!

 

Como se preparar para a Black Friday na sua loja de roupas

Se engana quem pensa que a data é somente para grandes redes, ou para o comércio eletrônico. Todos podem utilizar a data – que, neste ano, acontecerá no dia 23 de novembro – para aumentar o faturamento.

©kaboompics.com

Porém, você deve tomar alguns cuidados ao se preparar. O segredo de uma black friday de sucesso é o planejamento com antecedência. Você deve garantir que 30 dias antes a sua loja estará preparada com estoque, preços, treinamento da equipe e comunicação de loja e digital. Criar estratégia em cima da hora abre margem para você não analisar corretamente o estoque, esquecer de divulgar corretamente criando desejo nos consumidores. É um trabalho árduo mas que garante a efetividade da sua ação! 

Outra regra de ouro para vender mais no Black Friday: ofereça promoções reais aos seus clientes. No início, era comum utilizar a estratégia da “metade do dobro do preço”, o que fazia os olhos dos consumidores brilharem, mas que virava transtornos quando acabava a Black Friday e os preços estavam praticamente iguais.

É preciso sinceridade para atrair novos clientes e fidelizar os antigos, já que os mesmos – e o Procon – estão cada vez mais exigentes.

Claro que a intenção é que você lucre mais e não fique no prejuízo. Por isso, analise, estude e coloque no papel quantidade de estoque, ticket médio e demais informações para decidir a porcentagem de desconto que é possível oferecer aos seus clientes.

 

DICA: Quanto maior for o desconto, mais a sua loja irá atrair clientes.

 

É importante realizar uma reunião com a sua equipe, preparando-os para a data. Se necessário, contrate para o dia mais funcionários, principalmente no caixa.

O estoque deve ser revisado, no mínimo, 10 dias antes da data para não correr o risco de ficar sem produtos.

Invista na divulgação da ação de Black Friday

De nada adianta se programar, selecionar o desconto e preparar a sua equipe se os clientes da sua loja de roupas não souberem antecipadamente da ação.

A divulgação é essencial para gerar desejo nos consumidores, tanto nas redes sociais, quanto na vitrine.

O Instagram é a rede social mais usada pelos consumidores atualmente, por isso a plataforma deve ser a principalmente fonte de divulgação na Black Friday. Você pode criar conteúdos para o Instagram e replicá-los nas demais redes sociais, sem esquecer do WhatsApp.

A interação com seus clientes é o ponto de partida para o sucesso. Crie enquetes perguntando quais produtos eles querem na Black Friday, faça uma contagem regressiva para criar uma certa ansiedade. No dia, faça vários stories divulgando o evento na loja, ou até mesmo uma “live”, que é o recurso de vídeo ao vivo existente no Instagram e no Facebook.

Uma boa ideia é criar uma ação em que os clientes se sintam parte da sua Black Friday 2019. Você pode desenvolver um post e definir o desconto a partir da quantidade de curtidas. E isso pode ser usado como forma de desconto progressivo, por exemplo, se 100 pessoas curtirem a publicação, você dá 10% de desconto. Se 200 pessoas curtirem, você dá 20% de desconto e assim por diante. Claro que a ação deve ser desenvolvida de acordo com o tamanho da sua audiência.

©Tracy Le Blanc

No WhatsApp, faça o mesmo tipo de divulgação e contagem regressiva pela Lista de Transmissão. Além disso, você pode distribuir “cupons” aos seus melhores clientes, oferecendo um desconto a mais no dia da Black Friday.

E não é só na Black Friday que você pode trabalhar dessa maneira. Confira mais 5 dicas de como atrair clientes pelo WhatsApp.

E jamais esqueça da vitrine! Ela é um ponto fundamental para a divulgação da sua loja, não deixe de ler os 06 erros mais comuns ao montar uma vitrine. Invista em adesivos chamativos, letreiros grandes e elementos que chamem muita atenção na Black Friday 2019. Se você possuir uma loja de roupas infantis, é possível investir em uma vitrine que remeta à data, mas de forma lúdica com elementos divertidos.

 

Ainda possui dúvidas de como montar a vitrine ideal? Baixe agora nosso e-book exclusivo para lojas com os Segredos Para Montar a Melhor Vitrine! 

 

Tenha os melhores produtos para revender

Selecionar as marcas campeãs de venda é essencial para tornar a sua loja referência em moda. Por isso, procure conhecer marcas líderes no segmento que você busca entendendo os diferenciais e percepção do consumidor sobre elas. É fácil, acesse as redes sociais das marcas e veja como os consumidores escrevem nos comentários. Quanto melhor a percepção do consumidor, maior a probabilidade de atrair para a venda mostrando a marca na sua loja.

Quer revender moda infantil ou moda adulta feminina? Conheça as marcas do Grupo Elian com um representante ou compre na loja virtual para lojista: VendaMais.

 

A Black Friday 2019 vale a pena mesmo?

Assim como qualquer estratégia de vendas, a Black Friday não irá gerar lucros como um passe de mágica. É preciso planejamento e comprometimento de todo time da sua loja mas, a partir das nossas dicas, é possível antecipar as grandes vendas do fim do ano e, assim, gerar ainda mais lucro.

Investir em ações em uma data tão importante atualmente também garante mais visibilidade a sua loja. O segredo está em criar em promoções que gerem credibilidade com roupas de qualidade, como os das marcas do Grupo Elian. Assim a sua loja de roupas possui mais chance de fidelizar o cliente para futuras compras e aumentar sua relevância no varejo.

Coloque em prática as nossas dicas e boas vendas na Black Friday 2019! 

Quer revender moda infantil,teen e adulta de qualidade e ótimo preço para a sua loja? Acesse o Venda Mais e conheça nossas marcas! Ou converse com a nossas equipe de atendimento pelo whatsapp:  (47)99945-9234

Escrito por Camila Felício

Formada em Publicidade e Propaganda com MBA em Marketing Digital. Atua com gestão de marcas, planejamento, branding e ações para o varejo de moda há 10 anos. É apaixonada por construção de marcas e entusiasta de trade marketing com cursos na área de varejo e gestão de projetos ágeis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *